Fotografia

Fotógrafos recifenses criam escola dedicada ao estudo da imagem

A Âmbar, criada pelos fotógrafos André Nery e Tato Rocha, da agência JC Imagem, é inaugurada nesta quinta (4). Escola funciona no Edifício Pernambuco

Mateus Araújo
Cadastrado por
Mateus Araújo
Publicado em 03/08/2016 às 6:00
JC Imagem
A Âmbar, criada pelos fotógrafos André Nery e Tato Rocha, da agência JC Imagem, é inaugurada nesta quinta (4). Escola funciona no Edifício Pernambuco - FOTO: JC Imagem
Leitura:

O Edifício Pernambuco, no Centro do Recife, há três anos vem se transformando numa espécie de ágora para os artistas locais. Espaço onde se concentram inúmeras atividades artísticas, de música, moda, cinema, artes cênicas e artes visuais, agora o local vai ganhar uma nova escola, desta vez voltada a fotografia e vídeo: a Âmbar – Estudo da Imagem, que será inaugurada nesta quinta-feira (4), às 19h. 

Criada pelos fotógrafos André Nery e Tato Rocha, ambos integrantes da JC Imagem – agência de fotografia do Jornal do Commercio –, a Âmbar nasce como um ambiente de troca de conhecimento e formação em imagens. “Tornou-se comum pessoas daqui, que trabalham com foto e vídeo, saírem para outros estados em busca de formação e especialização. A ideia de abrir a Âmbar é para, de certa forma, suprir parte dessa lacuna, aqui, e possibilitar cursos, compartilhar experiência e criar projetos que ampliem os experimentos e conhecimentos”, explica Nery. “A escola é um espaço de troca”, completa. 

Segundo o fotógrafo, a diferença da Âmbar – Estudo da Imagem são os profissionais que ministrarão os workshops, cursos e oficinas na escola. “São profissionais atuantes no mercado. Gente que conseguirá juntar a teoria à prática do dia a dia”, afirma. 

Inauguração da Âmbar acontece nesta quinta (4), no Edifício Pernambuco

A primeira atividade do espaço será uma oficina dada pelo próprio André Nery sobre speedlight, também conhecido como flash remoto. As aulas acontecem nos dias 27 e 28 de agosto, e nela os participantes aprendem como usar o controle de luz em diversos ambientes e ocasiões. O speedlight geralmente é utilizado em fotos de gastronomia e retratos, especialidades de Nery, a exemplo da seção Ensaio, que ele publica mensalmente no blog Terceiro Ato, no JC Online. 

>> Leia Também: André Nery expõe fotos da seção ‘Ensaio’, no Recife

As inscrições para o curso já estão abertas, e para esta primeira turma há um valor promocional. Custa R$ 480, em três parcelas de R$ 160. Outras atividades já estão agendadas na escola, entre elas um bate-papo sobre fotojornalismo na atualidade, com Arnaldo Carvalho, editor de fotografia do JC; o workshop de edição de vídeo para web, com por Tato Rocha; e outro de fotojornalismo, com fotógrafo, também da JC Imagem, Diego Nigro. A lista completa está disponível no site www.penseambar.com

“Além de formação, a Âmbar também será um lugar para incubar projetos de foto e vídeo”, explica o fotógrafo Tato Rocha, que é também editor da TV JC, o canal online de vídeo do JC. “A escola está aberta às pessoas que já têm experiência na área de imagem e quer aprimorar seu olhar. Mas também estamos abertos aos iniciantes.”

INAUGURAÇÃO

A Âmbar integra o espaço Onze, que é o 11º andar do Edifício Pernambuco. Na quinta (4), na inauguração, acontece uma projeção coletiva com imagens enviadas pelas pessoas através da internet. As fotos vão ser exibidas no prédio, em tamanho gigante. 

“A gente abriu um espaço para as pessoas enviarem suas fotos, que serão selecionadas e projetadas na fachada do prédio”, diz Tato. “Quem quiser exibir sua foto tem até meio-dia desta quarta para enviar, através do link no Facebook da Âmbar.”

A noite será animada pelo grupo de experimento sonoro Hellcife Soundystem.

 

Últimas notícias