TODAS AS FASES

Retrospectiva de Picasso é inaugurada no Rio de Janeiro

Mostra Picasso: Mão Erudita, Olho Selvagem ficará na Caixa Cultural após uma temporada no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo)

Camila Molina/Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Camila Molina/Estadão Conteúdo
Publicado em 13/09/2016 às 16:17
Divulgação
Mostra Picasso: Mão Erudita, Olho Selvagem ficará na Caixa Cultural após uma temporada no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo) - FOTO: Divulgação
Leitura:

Depois de apresentada no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, onde foi vista por 385 mil pessoas, a exposição  Picasso: Mão Erudita, Olho Selvagem, é inaugurada para o público nesta terça-feira, 13, na Caixa Cultural do Rio. 

A retrospectiva reúne mais de 100 obras do espanhol Pablo Picasso (1881-1973), entre pinturas, desenhos, gravuras, cerâmicas e algumas de suas experimentações com fotografia pertencentes à coleção do Musée National Picasso-Paris, e perpassa todas as fases de sua produção artística. Com entrada gratuita, a mostra ficará em cartaz no Rio até o dia 20 de novembro.

OBRAS

Com curadoria de Emilia Philippot, do museu parisiense, a exposição traz ao Brasil algumas obras referencias da versátil carreira do gênio, como o óleo sobre madeira A Morte de Casagemas (1901); um belo autorretrato do pintor, de 1906; Paul en Arlequin (1924), retrato do filho do artista, uma das preciosidades da exposição; Figuras à Beira do Mar (1931) e O Beijo (1969).

Desde uma pintura realizada pelo artista aos 14 anos, o visitante tem a oportunidade de contemplar trabalhos das famosas fases Azul e Rosa do espanhol, seus estudos para Les Demoiselles d'Avignon (1907), criações cubistas e neoclássicas e as concebidas durante e após os anos de Guerra.

"A coleção do Musée National Picasso-Paris constitui um corpus único que possibilita abordar o homem e sua obra em toda a sua complexidade", afirma a curadora.

Depois da Caixa Cultural do Rio, a retrospectiva seguirá para Santiago do Chile, onde será apresentada, de 13 de dezembro a março de 2017, no Palácio de la Moneda da cidade.

 

 

Últimas notícias