Exposição

Renata Ramos propõe um mergulho para respirar

Com monotipias e outras técnicas, artista radicada na Holanda abre exposição no Mar Restaurante a partir da figura do escafandrista

Bruno Albertim
Cadastrado por
Bruno Albertim
Publicado em 11/12/2018 às 18:57
Divulgação
Com monotipias e outras técnicas, artista radicada na Holanda abre exposição no Mar Restaurante a partir da figura do escafandrista - FOTO: Divulgação
Leitura:

Há 15 anos radicada na Holanda, Renata Ramos estava de viagem programada para o Recife onde se criou quando, há uns meses, descobriu a monotipia com gelatina. Decidiu que usaria a técnica para uma exposição na cidade. “Comecei com uma coisa leve, uns peixes”, diz ela, então mais encantada pela técnica que pela narrativa. A realidade a obrigou a intensificar sua poética.

"Somos todos escafandristas e possuidores de escafandros imaginários, buscando manter nossas respirações em um compasso. Os gases necessários para continuarmos nos mantendo vivos são diversos, muito mais que oxigênio e nitrogênio...O Escafandrista foi a maneira que encontrei de transformar esse momento em ar, abrir meus poros para uma outra realidade”, diz ela, que usa a figura do mergulhador protegido pela aquela armadura aquática chamada escafandro como ponto de partida e título da exposição que inaugura quinta (13) no Restaurante Mar.

VIVOS

São 24 trabalhos, em que Renata acrescenta à monotipia outras mídias: transferência de fotos, colagens, desenho e pintura com acrílica. O motor temático da assemblage, diz ela, é a realidade: “A depressão foi crescendo tanto com tudo que tava acontecendo aqui, e eu pensei, quero fazer outra coisa. O escafandrista utilizava o escafandro para manter-se vivo, respirando. Nessa mostra uso esse símbolo, o escafandro, como metáfora, pela necessidade de continuarmos vivos, respirando arte, cultura e história. Cada indivíduo é único, modificador, crítico, sensível e transformador de sua própria realidade. Não podemos nos deixar sufocar por preconceitos e regras extremistas impostas por governos ou governantes. É necessário mantermos vivos, de corpo e alma”, diz ela, dividindo a mostra em dois “atos”. No primeiro, o espectador é convidado a ser escafandrista. No segundo, imagens líricas e mais divertidas, diz ela, convidam ao passado.

Na abertura, os DJs Salvador, Renato L e Baiano lançam, no Mar, um projeto de discotecagem para a casa.

Escafandrista - exposição de Renata Ramos, abertura, quinta, 19h, no Mar Restaurante. Rua Comendador Moraes, 373, Brasília Teimosa. F.: 3228-7246.

Últimas notícias