BEBIDA

Cinco mitos e verdades sobre a cerveja

Especialista dá dicas sobre mitos e verdades para tirar todas as dúvidas sobre a cerveja

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/09/2016 às 15:38
Foto: Reprodução/ Divulgação
Especialista dá dicas sobre mitos e verdades para tirar todas as dúvidas sobre a cerveja - FOTO: Foto: Reprodução/ Divulgação
Leitura:

Bebida preferida dos brasileiros, a cerveja também é a mais antiga e consumida do mundo. Por conta de sua popularidade, a bebida é sempre cercada por mitos que confundem o consumidor. O mito mais comum é de que a bebida tem que ser servida estupidamente gelada. No Brasil, esse costume é viralizado porque a american lager, estilo mais consumido do mundo e a mais comum entre os brasileiros, é ideal quando servida em temperatura mais baixas.

Um dos nomes à frente da cervejaria artesanal DeBron Bier e especialista no assunto, Eduardo Farias, explica que cada estilo de cerveja já possui suas especialidades na hora de ser consumida e, em alguns casos, quando muito gelada, a bebida acaba adormecendo as papilas gustativas, impedindo uma maior apreciação no sabor.

O especialista dá dicas sobre mitos e verdades para tirar todas as dúvidas e acertar na mesa do bar. Confira:

Cerveja dá barriga?

É mito. A cerveja é uma bebida de baixa caloria, porém o risco está nos acompanhamentos. Isso porque, muitas vezes, o consumo vem acompanhado de frituras e tira gostos gordurosos. Além disso, o segredo é a moderação. Alimentos como iogurte, por exemplo, tem o valor calórico maior que a cerveja, mas a diferença é que não se consome cinco iogurte de uma vez. Por isso que é importante a moderação do consumo.

Cerveja com espuma é ruim

Mito. A espuma é muito importante para a cerveja porque isola o líquido, evitando a oxidação e mantendo a temperatura, além de permitir uma maior apreciação, exalando o aroma e preservando o sabor. Dois dedos é o ideal para preservar os benefícios, mas existem cervejas com pouco ou nenhum colarinho, porém a maioria oferece uma densa espuma.

Chope e cerveja é a mesma coisa

Verdade. A diferença é que a cerveja passa por um processo de pasteurização, que é um tratamento térmico, para dar um prazer de validade maior ao produto. Já o chope tem uma sobrevida menor. Ou seja, fora o processo de pasteurização, as duas bebidas são elaboradas do mesmo jeito.

Cerveja é mais saudável do que bebidas destiladas

É verdade. A cerveja é fabricada através de um processo de fermentação com produtos naturais como grãos de cevada (e outros cereais) maltados, lúpulo, água e levedura (fermento) que possuem antioxidantes, vitaminas e minerais. Além da bebida possuir menor teor alcoólico do que whisky e a cachaça, por exemplo.

Existe copo específico para cada estilo de cerveja

Verdade. Cada estilo de cerveja possui um aroma e um sabor diferente que pedem um copo ou uma taça específica. Copos com a boca maior são ideais para cervejas mais aromáticas, já os mais fechados para cervejas que tem menos cheiro para ser apreciado. Tomar em um copo adequado amplia a experiência do consumidor e valoriza ainda mais a bebida.

Últimas notícias