Cafés

A nave Nespresso já pousou no Recife

Loja pop da multinacional que inventou o conceito de café expresso em casa opera no RioMar

Bruno Albertim
Cadastrado por
Bruno Albertim
Publicado em 29/08/2018 às 17:25
Divulgação
Loja pop da multinacional que inventou o conceito de café expresso em casa opera no RioMar - FOTO: Divulgação
Leitura:

A Nespresso, naturalmente, não inventou a forma como o café deve ser bebido – há várias maneiras clássicas de consumo. Mas, há cerca de 30 anos, o braço de café doméstico de altíssima qualidade da multinacional Nestlé revolucionou a forma como podemos tomar um café em casa. Ao criar o sistema de cafés em cápsulas para máquinas especiais, trouxe a possibilidade de um verdadeiro expresso para o lar – e, de quebra, criou um mercado global hoje avaliado em mais de US$ 13 bilhões. Com mais de 300 lojas próprias espalhadas pelas principais cidades do mundo, a Nespresso abre, agora, sua primeira boutique do Recife – e também do Nordeste.

No térreo do RioMar Shopping, no Pina, onde já estão lojas de alimentos e restaurantes de padrão elevado, está a primeira loja da Nespresso na cidade. Na verdade, uma loja temporária – ou pop up, no jargão contemporâneo. Com previsão de seis meses, mas com todo potencial de se tornar permanente. “Mesmo já com a experiência da venda on line de nossos clientes cadastrados, a loja temporária nos ajuda no sentido de melhor entender os gostos e hábitos do consumidor local”, comenta o italiano Cristiano Ferrario, responsável pela implementação de boutiques da Nespresso no Brasil. No País, a operação do Recife é a de número 25. “A cidade é considerada nossa porta de entrada no Nordeste”.

CLUBE

Antes dona de praticamente todo o mercado, a pioneira hoje possui metade dele – estima-se que haja, entre minúsculas e maiores, cerca de 100 empresas de cafés em cápsula no Brasil. A Nespresso, contudo, continua sinônimo maior de sofisticação no consumo doméstico de cafés. Com oferta de produtos especiais, selecionados nos principais terroirs do mundo, a venda das cápsulas é feita através do Nespresso Club: mediante um cadastro, o cliente tem acesso a pedidos pela internet, assistência técnica de máquinas e acesso a lançamentos. Na loja do RioMar, os clientes contam, além dos cafés, com máquinas e equipamentos e também um ponto de coleta de cápsulas usadas. Feitas de alumínio e recicláveis, as cápsulas eram alvo de crítica de ambientalistas pelo descarte indevido. A iniciativa faz parte de um dos pilares do The Positive Cup – programa de sustentabilidade global da empresa, lançado em 2014.

Últimas notícias