King Kong

Morre o homem que deu vida ao gorila de King Kong e aos clássicos Alien e E.T

Carlos Rambaldi era conhecido como "o mago dos efeitos especiais" e morreu, nesta sexta (10), aos 86 anos

Do JC Online com agências
Cadastrado por
Do JC Online com agências
Publicado em 10/08/2012 às 17:16
Leitura:

O italiano Carlo Rambaldi, brilhante criador de personagens para o cinema como Alien e E.T., o extraterrestre, morreu nessa sexta-feira (10), aos 86 anos, em Lamezia Terme (Calábria, sul da Itália), onde residia, informaram fontes locais.

Vencedor de três Oscar por King Kong, Alien e E.T, era considerado "o mago dos efeitos especiais", segundo o assessor da Cultura da Calábria, Mario Caligiuri, que anunciou a morte.

Nascido em 15 de setembro de 1925 em Vigarano Mainarda, perto de Ferrara, no nordeste da Itália, se formou na Academia de Belas Artes da Bolonha, onde começou a trabalhar no mundo do cinema na década de 50, ao criar um dragão gigante de 16 metros para o filme Sigfrido, de Giacomo Gentilomo.

Colaborou com renomados cineastas italianos, entre eles Mario Monicelli, Marco Ferreri, Pier Paolo Pasolini e Dario Argento.Também trabalhou para grandes produções de Hollywood, o que permitiu desenvolver suas habilidades ao combinar eletrônica com mecânica, conseguindo criar personagens inesquecíveis do cinema, como Alien, do filme homônimo de Ridley Scott (1979) e o gorila gigante King Kong no filme de John Guillermin (1976)

Em 1982, criou um de seus personagens mais conhecidos, E.T, o extraterrestre, protagonista do filme de Steven Spielberg, que comoveu o mundo com sua ternura. Também colaborou em vários filmes de sucesso como Contatos imediatos do terceiro grau (1977), de Steven Spielberg, e Duna (1984), de David Lynch.

O criador e produtor J.J. Abrams chegou a prestar uma homenagem a Carlo Rambaldi no seriado Alias-Codinome Perigo, batizando com seu nome um misterioso personagem, Milo Rambaldi, uma espécie de gênio contemporâneo de Leonardo da Vinci que era fundamental para a condução da trama.

Últimas notícias