cinema

Morre Alfredo Guevara, fundador do Instituto de Cinema Cuba

Guevara, que conheceu Fidel Castro em seu tempo de estudante universitário, se transformou num de seus mais próximos seguidores durante a luta contra a ditadura de Fulgencio Batista (1952-59)

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 19/04/2013 às 16:02
Foto: AFP
Guevara, que conheceu Fidel Castro em seu tempo de estudante universitário, se transformou num de seus mais próximos seguidores durante a luta contra a ditadura de Fulgencio Batista (1952-59) - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O intelectual cubano Alfredo Guevara, amigo de Fidel e Raúl Castro, fundador do Instituto de Cinema (ICAIC) e presidente do Festival de Cinema de Havana, faleceu em consequência de um infarto nesta sexta-feira, em Havana, aos 87 anos, informou à AFP seu assessor, José Ferreiro.

Guevara, que conheceu Fidel Castro em seu tempo de estudante universitário, se transformou num de seus mais próximos seguidores durante a luta contra a ditadura de Fulgencio Batista (1952-59).

O site oficialista Cubadebate disse que Guevara faleceu vítima de um infarto cardíaco. Ele nasceu em Havana, em 31 de dezembro de 1925.

Depois da chegada de Fidel Castro ao poder, Guevara fundou o ICAIC em 1959 e teve uma forte influência em toda a cultura cubana.

Ele é considerado um dos intelectuais que i,pediu a instauração na ilha do Realismo Socialista proposto pela União Soviética.

Em 1979 fundou o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano, que presidiu até sua morte.

Últimas notícias