Ícone

Morre atriz e ativista americana de direitos civis Ruby Dee

Atriz de teatro e cinema, poeta, cenógrafa e produtora e pioneira entre as atrizes negras de Hollywood, Dee começou sua carreira na década de 1940 e atuou em mais de 70 filmes e 40 peças de teatro

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 12/06/2014 às 21:54
Foto: Stawiarz/Getty Images
Atriz de teatro e cinema, poeta, cenógrafa e produtora e pioneira entre as atrizes negras de Hollywood, Dee começou sua carreira na década de 1940 e atuou em mais de 70 filmes e 40 peças de teatro - FOTO: Foto: Stawiarz/Getty Images
Leitura:

A atriz americana e ativista de direitos humanos Ruby Dee morreu aos 91 anos, informou a imprensa local nesta quinta-feira (12).

Atriz de teatro e cinema, poeta, cenógrafa e produtora e pioneira entre as atrizes negras de Hollywood, Ruby Dee começou sua carreira na década de 1940 e atuou em mais de 70 filmes e 40 peças de teatro.

Ela se destacou em "O sol tornará a brilhar", em 1961, e em "O gângster", em 2007, que lhe valeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante aos 83 anos.

Ruby morreu em sua casa na cidade de New Rochelle, no estado de Nova York, na quarta à noite.

Com seu marido e colaborador Ossie Davis, Ruby Dee também foi uma personalidade importante na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, amiga de Martin Luther King e de Malcolm X.

Últimas notícias