No cinema de animação japonês, eles são mestres. E o público do Recife vai poder conferir de perto, a partir desta terça-feira (02), a mostra O Universo de Miyazaki que traz os trabalhos de Hayao Miyazaki, Katsuhiro Otomo e Satoshi Kon na Caixa Cultural até o próximo sábado (13). O evento, que tem a produção da Nuage.art.br e a curadoria de Jansen Raviera e Simone Evan, exibe 18 longas-metragens além de oficinas de mangá, cursos e debates sobre cinema.Todas as atividades são gratuitas.
Fundador do Studio Ghibli, Miyazaki é autor de alguns dos filmes de maior importância na cinematografia de animação japonesa e mundial. Meu vizinho Totoro (1988), A viagem de Chihiro (ganhador do Oscar em 2001), O Castelo Animado (2004) e o recente Vidas ao Vento (2014) estão entre eles. Trabalhos, inclusive, que inspiraram Katsuhiro Otomo e o icônico Akira (1988) e Satoshi Kon com os Paprika (2006) e Atriz milenar (2001), para um viés mais autoral nos animes nipônicos.
Oficina de mangá e curso O Universo de Hayao Miyazaki
Durante três dias a oficina de mangás - histórias em quadrinhos produzidas no Japão - vai ensinar noções básicas sobre a narrativa nipônica, ressaltando a abordagem e o estilo utilizado pelos três diretores em destaque na mostra. As aulas são ministradas por Dilermano Santos.
Já a arte e a influência de um dos criadores do Studio Ghibli são abordados no curso ministrado por Jansen Raveira, e Janete Oliveira, curadores da Mostra. Cultura japonesa e mitologia na obra de Miyazaki; Miyazaki e suas metáforas, O Studio Ghibli e a indústria do anime e Um velho mundo idealizado são os tópicos analisados no curso, que tem a duração de quatro dias.
As inscrições tanto para a oficina quanto para o curso podem ser feitas no site www.nuage.art.br/mok.
Acompanhe o trailer da Viagem de Chihiro, ganhador do Oscar em 2001: