Festival

Arábia Saudita, país sem salas de exibição, recebe festival de cinema

Mais de 60 produções, incluindo curtas-metragens, disputam a premiação nas categorias de ficção, documentário e filmes de estudantes

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 19/02/2015 às 10:24
Foto: HUSSEIN RADWAN / AFP
Mais de 60 produções, incluindo curtas-metragens, disputam a premiação nas categorias de ficção, documentário e filmes de estudantes - FOTO: Foto: HUSSEIN RADWAN / AFP
Leitura:

A Arábia Saudita, onde não existem salas de projeção, receberá a partir de sexta-feira a segunda edição de um festival de cinema em Dammam, leste do país.

Mais de 60 produções, incluindo curtas-metragens, disputam a premiação nas categorias de ficção, documentário e filmes de estudantes. 

A cerimônia de encerramento contará com a presença de celebridades do mundo da televisão e do cinema de vários países árabes, informou à AFP o diretor do festival, Ahmed al Mulla.

Ele explicou que, sem as salas de cinema, muitas produções são divulgadas no Youtube ou em projeções privadas.

A Arábia Saudita pratica uma versão rígida do islã que proíbe as salas de cinema e o consumo de álcool, mas Nulla conseguiu organizar o festival, o segundo em sete anos, apesar de tudo. 

Alguns conservadores consideram que o cinema pode "corromper as mentes", mas outras pessoas, como o diretor saudita Abdallah al Eyaf, acreditam que é uma forma de passar uma imagem positiva do reino. 

"Acredito que na Arábia Saudita temos uma bela cultura, que podemos ensinar ao mundo", disse Eyaf, que preside o júri do festival. 

O evento, organizado por uma ONG, é financiado com a ajuda de patrocinadores e sócios. 

Os temas dos filmes vão dos acontecimentos recentes até as questões de sociedade, destaca Nulla. Mas ele afirma que, apesar de não existir censura prévia, o evento exige o respeito à cultura e tradições locais.

Últimas notícias