Exibida originalmente por mais de um ano pelo canal SBT/TV Jornal, a telenovela Carrossel cativou milhares de crianças brasileiras. Agora nos cinemas, o longa-metragem Carrossel – O Filme, que amplia o circuito de lançamento a partir desta quinta-feira (23/7), depois de uma semana de teste em pré-estreias, mata a saudade e entretém, além das crianças, os pré-adolescentes que cresceram assistindo às histórias dos alunos da Escola Mundial.
Mais do que a telenovela, o filme da dupla Alexandre Boury (dos últimos filmes de Renato Aragão) e Maurício Eça (do longa Apneia) é uma superprodução comparada ao original da TV mexicana. Diferente das versões televisivas, porém, o filme já ganha pontos ao se passar fora do período escolar, quando os alunos vão passar uns dias de férias no acampamento Panapaná.
Acompanhados pela diretora Olívia (Noemi Gerbelli) e pela faxineira Graça (Márcia de Oliveira), talvez as personagens mais estereotipados do filme, os alunos são recebidos pelo sr. Campos (Orival Pessini, o Fofão), o dono do acampamento, e também avô de Alicia (Fernanda Concon), uma das alunas da escola.
No acampamento, eles são divididos em dois times e participam de atividades como percorrer trilhas e cruzar uma lagoa pendurados num cabo.
Assim como na telenovela, são as crianças que estão em evidência no filme: de um lado, Cirilo (Jean Paulo Campos) e seu incurável fascínio por Maria Joaquina (Larissa Manoela); do outro, a “crise” do namorico entre Valéria (Maísa Silva) e Davi (Guilherme Seta). Paralela às aventuras dos alunos, entra em cena a dupla de vilões Gonzáles (Paulo Miklos) e Gonzalito (Oscar Filho), dois funcionários de uma incorporadora que deseja construir uma fábrica nas terras do acampamento.
Embora focado em passar lições às crianças – sobre o importância do meio ambiente, da amizade e do respeito às diferenças –, Carrossel – O Filme tem no humor seus melhores momentos, principalmente com a ótima química entre Paulo Mikos e Oscar Filho. Numa cena, copiada de Esqueceram de Mim, o vilão Gonzalito sofre horrores com as armadilhas montadas pelos meninos.