CINEMA

Big Jato, de Cláudio Assis, estreia no Festival de Brasília

Filme será exibido na noite deste sábado (19/), no Cine Brasília

Ernesto Barros
Cadastrado por
Ernesto Barros
Publicado em 19/09/2015 às 6:00
Asley Ravel/Divulgação
Filme será exibido na noite deste sábado (19/), no Cine Brasília - FOTO: Asley Ravel/Divulgação
Leitura:

Cinema e música vão agitar a noite deste sábado (19/9) da Capital Federal, com a caravana pernambucana puxada pelo exibição de Big Jato, de Claudio Assis, no quarto dia de competição do 48º Festival de Brasília. Cotado como um dos favoritos ao Candango de Melhor Filme, a adaptação do livro homônimo do escritor e comentarista de TV cearense Xico Sá ainda terá uma festa em sua homenagem, comandada pelo DJ Dolores, no La Ursa Café.

Vencedor por duas vezes do Candango de Melhor Filme no Festival de Brasilia - a primeira, em 2002, por Amarelo Manga; a segunda, em 2006, por Baixio das Bestas -, o cineasta pernambuco acredita que pelo menos 20 membros da equipe de Big Jato vão ao Cine Brasília para ver o filme pela primeira vez com a plateia brasiliense.

De acordo com a frase escrita no cartaz do filme, Big Jato fede verdade e cheira sonho. Lançado há três anos, o romance autobiográfico de Xico foi adptado para o cinema por Hilton Lacerda e Ana Carolina Francisco. Conta as memórias do escritor na infância e na da adolescência, quando acompanhava o pai, motorista de um caminhão limpa-fossas, no Sertão do Cariri, no Ceará, como também a admiração por um tio anárquico obceado pelos Beatles.

Matheus Nachtergaele, alte ego de Cláudio em todos os seus filme, encabeça o elenco formado por Marcélia Cartaxo, Pally Siqueira, Francisco de Assis Moraes, Fabiana Pirro e a participação especial do músico carioca Jards Macalé.

 

O repórter viajou a convite da organização do Festival de Brasília.

Últimas notícias