ESTREIA

Marketing de "Star Wars" criou aura sobre a história

Criador da saga George Lucas foi ovacionado durante prèmiere em Los Angeles

Mari Frazão
Cadastrado por
Mari Frazão
Publicado em 16/12/2015 às 13:41
Lucasfilm/Divulgação
Criador da saga George Lucas foi ovacionado durante prèmiere em Los Angeles - FOTO: Lucasfilm/Divulgação
Leitura:

Um dos maiores blockbusters do ano chegou às telas na última segunda-feira (14) em uma pré-estreia, no Hollywood Boulevard, em Los Angeles. Celebrado e recepcionado por cosplayers dos personagens que marcaram gerações, Star Wars: O Despertar da Força reuniu o trio Carrie Fisher (Princesa Leia), Harrison Ford (Han Solo) e Mark Hamill (Luke Skywalker), protagonistas dos primeiros filmes, e Adam Driver (Kylo Ren), Lupita Nyong’’o (Maz Kanata) e Daisy Ridley (Rey), estrelas do novo longa, na sala do cinema. Além deles, o criador da saga, George Lucas, também prestigiou a première.

Lucas, que esculpiu uma das obras mais importantes da história do cinema, sentou-se ao lado de outro titã da cinematografia, seu amigo de longa data Steven Spielberg. O produtor foi aplaudido de pé na sessão e exaltado em discurso pelo diretor do Episódio VII, J. J. Abrams: “Nenhum de nós estaria aqui esta noite sem a criação milagrosa de um homem. George Lucas, do fundo do meu coração, e em nome de todos envolvidos em Star Wars – O Despertar da Força, obrigado”.

Exibido para quase cinco mil convidados, eleitos por concursos, o evento precisou da mobilização da polícia, que isolou um perímetro de dez quarteirões e adotou medidas de segurança mais rígidas que as adotadas na cerimônia do Oscar. Nos arredores do evento, centenas de fãs da saga se reuniram para observar o elenco do novo filme. “Realmente vale a pena estar aqui. É algo que só acontece uma vez na vida”, disse a fã Kaitlyn Nichols.

Star Wars ganhou os telões mundiais em 1977 com a estreia de Guerra nas Estrelas (posteriormente rebatizado de Uma Nova Esperança), seguido pelas continuações O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno do Jedi (1983), e alçou George Lucas ao patamar de maior produtor de Hollywood. Dezesseis anos depois, sob a direção do próprio Lucas, a saga retornou aos cinemas com a trilogia prequel. O império representado pela Lucasfilm, no entanto, foi vendido à Disney em 2012 por mais de US$ 4 bilhões. Na época, o cineasta explicou a venda dizendo que era um prazer ver sua criação transpor gerações e argumentando que já estava na hora de repassar sua máquina bem-aventurada para uma nova geração de cineastas. “Estamos aqui para celebrar o novo Star Wars. Nada disto seria possível sem a genialidade e a visão de apenas um indivíduo, George Lucas, que criou a mitologia mais bela do nosso tempo”, afirmou o presidente da Disney, Bob Iger, ao iniciar o evento. Com a estreia do Episódio VII, analistas projetam uma arrecadação que pode superar dois bilhões de dólares, sem contar os produtos relacionados ao filme.

Expectativa em alta e muito marketing

Uma década de espera será selada na madrugada de amanhã: o Episódio VII da franquia Star Wars finalmente entra em cartaz para pôr fim à ansiedade dos fãs. O filme chega ao circuito comercial após um longo período de histeria, fomentada pelo marketing acerca do universo dos Jedis – habilidade, aliás, muito bem desenvolvida pelo criador da saga, George Lucas, e potencializada pela atual tutora do bastão, a Disney.

Nas redes sociais, a expectativa é evidenciada através de fotos, status, memes, imagens e milhares de notícias compartilhadas diariamente. Em contrapartida, o suspense criado pela produtora ao não divulgar a sinopse de O Despertar da Força acabou por virar a aura do lançamento: muita gente anda fugindo para as montanhas para evitar ler spoilers e manter a surpresa concentrada nas salas de cinema. “Estou indo na estreia amanhã no RioMar e, até lá, estou evitando ler qualquer novidade sobre o filme”, comentou a professora de inglês Viviane Fontoura.

Além do retorno da tríade que comandou a trilogia original – Han Solo, Princesa Leia e Luke Skywalker – e do segredo sobre a história, grande parte da expectativa está centralizada no novo vilão, Kylo Ren (Adam Driver). No mais, os novos personagens, Rey (Daisy Ridley) e Finn (John Boyega), não tiveram seus sobrenomes divulgados, o que desperta os rumores de que ao menos um deles possa manifestar a Força e pertencer à família Skywalker.

Últimas notícias