SÃO PAULO

Tim Burton decidirá vencedores de concurso da mostra dele em SP

Cineasta viaja ao Brasil para eventos da exposição O Mundo de Tim Burton, que ficará em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP)

Pedro Antunes/Agência Estado
Cadastrado por
Pedro Antunes/Agência Estado
Publicado em 02/02/2016 às 12:02
Exposição O Mundo de Tim Burton
Cineasta viaja ao Brasil para eventos da exposição O Mundo de Tim Burton, que ficará em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) - FOTO: Exposição O Mundo de Tim Burton
Leitura:

O pequeno Tommy já sabe o que quer de presente de natal. O garoto, atarracado e com formas arredondadas, cabelos vermelhos esvoaçantes, verifica a brasa debaixo de uma pequenina churrasqueira. Papai Noel, o próprio, encontra-se algemado, sobre o calor do fogo, e com olhar assustado. Cuidado, você está entrando na estranha mente criativa de Tim Burton, cineasta e artista dono de um dos estilos mais icônicos e pop da atualidade E, dentro desse pequeno manicômio de sensações e sentimentos, é normal ser tragado e levado com eles. 

O Mundo de Tim Burton, enfim, abrirá suas portas (ou sua cabeça, de forma quase literal) nesta quinta-feira (4/2), no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, com a perspectiva de se tornar a segunda mostra mais visitada do museu pop, possivelmente atraindo 140 mil visitantes até 15 de maio - a campeã é a exposição dedicada ao programa Castelo Rá-Tim-Bum e seus 410 mil visitantes em sete meses. O próprio Burton virá ao País.

A perturbadora ilustração do guri Tommy, provavelmente o próprio Tim, e Papai Noel prestes a se tornar churrasquinho é uma das primeiras exibidas na exposição. Entra-se pela boca do monstro/Burton, para chegar-se ao cérebro do cineasta e artista. É tudo lúdico. Ao longo do primeiro corredor, reuniram-se referências - maquetes, desenhos, ilustrações e até rabiscos em páginas de jornal - com a temática de terror. Aos poucos, viaja-se por todos os estados de espírito do artista. Os visitantes seguirão pelo humor, encontram a alegria, sofrem o choque da melancolia e angústia, e chegam à interessante sala dos projetos não realizados. Há uma maquete da casa onde morou Burton, localizada atrás do letreiro de Hollywood. 

Por fim, o local mais esperado pelos fãs é o da filmografia de Burton, dos seus primeiros curtas, no início da década de 1980, passando por toda a sua produção icônica com Os Fantasmas Se Divertem (1989), Batman (1989), Edward Mãos de Tesoura (1992), O Estanho Mundo de Jack (1993), Marte Ataca! (1996), Peixe Grande (2003), Noiva Cadáver (2005), Sweeney Todd (2010), Alice no País das Maravilhas (2010) e Frankenweenie (2012). 

 

A exibição iniciou a turnê pelo mundo em Nova York, no MoMa, em 2009, rodou Melbourne, Toronto, Los Angeles, Paris e Seul. Voltou em 2012, rodou por Praga, Tóquio, Osaka e Brühl (Alemanha) até a chegada ao Brasil. Cerca de 300 pessoas trabalham na montagem física de O Mundo de Tim Burton desde 11 de janeiro. 

Apressada, encontrando ocasionalmente o repórter, desviando de quadros e maquetes de Burton, a curadora da exposição desde o início dela, Jenny He, entende que a mostra vai a fundo na personalidade de Burton como artista  (não apenas como cineasta) e na capacidade de gerar sentimentos com sua arte. "Acho que, para ele, é desconfortável que estejamos dentro da cabeça dele", ela avalia. "Mas nossa ideia é que as pessoas possam sentir as mesmas emoções que inspiraram cada uma dessas 500 peças", acrescenta.

VIAGEM AO BRASIL

Tim Burton só confirmou recentemente que estará no Brasil para participar da exposição e se encontrar com fãs. Não estará na pré-estreia, na quarta-feira (3/2) ou na noite de abertura, quinta-feira (4/2), mas estará na mostra, na semana seguinte, quarta (10/2) e quinta (11/2). No primeiro, uma 4ª, é uma nova noite de abertura com a presença do cineasta de 57 anos. No dia seguinte, ele participará de sessão de cinema com filme dele escolhido pelos fãs em enquete no site do MIS e baterá papo com o público. 

Burton também será jurado de ação promovida pelo museu, na qual os fãs do cineasta foram encorajadas a enviar vídeos de um minuto de duração ou desenhos inspirados na arte do americano. O MIS recebeu 700 inscrições, escolheu dez de cada (vídeo e ilustração, a lista de finalistas está no site) e o próprio Burton decidirá o vencedor em cada categoria e anunciará o vencedor na quinta-feira (11/2), no encontro com fãs. 


Últimas notícias