CINEMA

Batman e Superman numa luta de super-titãs no cinema

Longa Batman vs. Superman: A Origem da Justiça tem sessões especiais nesta quarta-feira (23/3)

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 23/03/2016 às 5:27
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Milhares de salas de cinemas ao redor mundo se transformam em ringue para a maior batalha do século 21: nesta quarta-feira (23/3), apenas em sessões noturnas – a estreia oficial é na quinta (24/3), com sessões corridas da tarde à noite –, o Homem-Morcego e o Homem de Aço, os dois principais ícones da DC Comics, ficam face a face num dos filmes mais esperados da temporada 2016. Por causa do longa-metragem Batman vs. Superman: A Origem da Justiça, dirigido por Zack Snyder – o mesmo de O Homem de Aço, realizado há três anos –, milhões de fãs dos dois personagens estão com o coração na mão para ver como eles chegaram às vias de fato.

Se esta é a primeira vez que Batman e Superman se encontram no cinema, o mesmo não se pode das histórias em quadrinhos, onde eles nasceram – quase na mesma época, no final da década de 1930. Batman e Superman se estranham desde 1952, quando dividiram uma cabine de trem. Eles já se engalfinharam para valer em várias histórias, especialmente na graphic novel Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, que foi publicada em 1986 e se tornou no modelo para as versões cinematográfica mais sombrias do Homem-morcego, tanto as duas de Tim Burton nos anos 1980/1990, como também a recente trilogia de Christopher Nolan.

A guerra entre Batman e Superman, porém, não é apenas um tira-teima para saber qual super-herói é melhor do que o outro. Para a Warner Bros. e a DC Entertainment, o sucesso de bilheteria de Batman vs. Superman: A Origem das Justiça é uma plataforma para levar adiante os destinos das duas companhias-irmãs, numa clara reação ao mercado conquistado pela Disney Pictures/Marvel Studios e sedimentado em Os Vingadores, em 2012. 

Tanto é assim que Batman e Superman já puxam os personagens da Liga da Justiça, o supergrupo da DC, além de trazer a Mulher-Maravilha, um super-heroína que faz falta a este universo excessivamente masculino. Assim como a Disney/Marvel, a Warner/DC já divulgou um cronograma de lançamentos, com a estreia de Esquadrão Suicida em agosto. Para o ano que vem, haveria o filme solo da Mulher-Maravilha e Liga da Justiça - Parte 1. Depois, seria a vez da volta de Batman em novo filme solo, além dos longas com os personagens The Flash, Aquaman, Shazam, Cyborg e Lanterna Verde.

Sem dúvida que a dobradinha Batman/Superman tem tudo para alavancar para valer a posição da Warner/DC nesse mercado. Desde o início dos anos 2000 que a Warner cogitava trazer seus dois maiores personagens para a briga. A deixa, claro, foi a entrada de Zack Snyder em cena e a permanência do roteirista David S. Goyer, que escreveu as histórias da trilogia de Nolan e de O Homem de Aço.

Como todos devem lembrar, a pré-produção de Batman vs. Superman: A Origem das Justiça não foi das mais fáceis. Para começar, os fãs do Homem-Morcego não ficaram felizes com a escolha de Ben Affleck para viver Batman. Eles não esqueceram a performance de Affleck em Demolidor – o Homem Sem Medo, de 2003, que até hoje não foi aceito pelos fãs do personagem.

O filme segue eventos e têm vários personagens de O Homem de Aço, o qual é claramente uma continuação. O inglês Henry Cavill lidera o elenco, com a volta de Amy Adams, Laurence Fishburne e até uma ponta de Michael Shannon (o kriptoniano General Zod).

Infográfico

Personagens de Batman vs. Superman

As novidades, claro, vêm a reboque da entrada de Batman/Ben Affleck: Jeremy Irons (Alfred), Lex Luthor (Jesse Eisenberg) e a israelense Gal Gadot, da franquia Velozes e Furiosos. As principais impressões dos fãs sobre o filme, em tuítes postados anteontem – as críticas estão em processo de embargo até a tarde de amanhã – chamam atenção para a participação da Mulher-Maravilha, considerada um das melhores coisas do longa-metragem. Vamos conferir.

Últimas notícias