CINEMA

Começa a maratona do Cine PE

Durante toda semana, o festival tem o cinema São Luiz como palco

Ernesto Barros
Cadastrado por
Ernesto Barros
Publicado em 02/05/2016 às 6:40
Elixir Cinematográfico/Divulgação
Durante toda semana, o festival tem o cinema São Luiz como palco - FOTO: Elixir Cinematográfico/Divulgação
Leitura:

Diferente de anos anteriores, quando havia sempre um filme de abertura - até atrações internacionais, como no ano passado, com a exibição de O Exótico Hotel Marigold 2, que contou com a presença do diretor inglês John Madden - o 20º Cine PE: Festival do Audiovisual  (VEJA A PROGRAMAÇÃO NO LINK) inicia hoje sua maratona, no Cinema São Luiz, a partir das 19h30, de uma maneira mais enxuta. Logo no seu primeiro dia, o festival faz uma homenagem ao ator Jonas Bloch e exibe três filmes em competição (dois curtas, um da Mostra PE e outra da Mostra Curta Brasil, e o primeiro dos seis concorrentes da Mostra Competitiva de Longas-Metragens).

A homenagem ao ator mineiro Jonas Bloch, que completou 77 anos em fevereiro passado, acontece entre as sessões de curtas e a apresentação do longa-metragem Por Trás do Céu, de Caio Sóh. Com mais de 50 anos de carreira, Jonas Bloch é reconhecido pelo extenso trabalho tanto na TV como no cinema. Para os pernambucanos, sua figura é imediatamente lembrada pela participação no curta Texas Hotel e no longa-metragem Amarelo Manga, ambos dirigidos por Cláudio Assis.

A produção paulista Por Trás do Céu terá sua primeira exibição pública no Cine PE. Para honrar o seu passado glamouroso, o festival escolheu o filme para a abertura por, certamente - entre todos os concorrentes desta edição - trazer uma dupla de atores que se destacaram em novelas da TV Globo este ano. Com presença garantida na plateia, vão estar presentes a atriz Nathalia Dill e o ator pernambucano Renato Góes. Nathalia brilha com a vilã Branca da novela Liberdade, Liberdade. E Renato teve seu melhor papel na TV como o romântico Santo, na primeira fase de Velho Chico.

O longa-metragem foi filmado em 2014, no Cariri paraibano, na zona rural de Cabaceiras, conhecida como a "Roliúde Nordestina", onde foram feitas as filmagens de Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes, São Jerônimo, de Júlio Bressane, a minissérie O Auto da Compadecida, de Guel Arraes. "Foi um desafio voltar a filmar nesse lugar, que está esquecido e foi palco de grandes obras do cinema brasileiro", conta o produtor Dênis Feijão, que faz seu début no cinema de ficção.

TRAMA

Experiente produtor-executivo, Feijão abriu a Elixir Cinematográfico e começou a produzir documentários sobre personagens da cena musical brasileira, como Raul: O Início, o Fim e o Meio, com direção de Walter Carvalho, e o recém-lançado Sabotage: Maestro do Canão, sobre o rapper paulista assassinado em 2003. "Foi por causa da minha amizade com Walter Carvalho que conheci Cabaceiras e a Pedra de Pai Mateus, onde se passa praticamente todo o filme", explica Dênis.

O lajedo de mais de um quilômetro quadrado e o céu sem nuvens abrigam o casal Aparecida (Nathalia) e o Edvaldo (Emilio Orciollo Netto, também produtor, ao lado de Dênis), que fugiram do lugar onde moravam depois de uma agressão sexual do patrão, um latifundiário. Renato Góes faz Micuim, um amigo deles, que viaja para a capital e traz novidades para o casal solitário. A outra personagem é Valquíria (Paula Burlamaqui), uma prostituta que foge do cafetão pela caatinga e vai bater na Pedra de Pai Mateus.

Programação de hoje, 2 de maio - Segunda-feira


MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS (MOSTRA PE)

Não Tem Só Mandacaru (PE), Documentário, Direção: Tauana Uchôa, 20’35”


MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS (MOSTRA CURTA BRASIL)

Paulo Bruscky (PE), Documentário, Direção: Walter Carvalho, 26’


INTERVALO

HOMENAGEM ARTÍSTICA ATOR JONAS BLOCH


MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS

Por Trás do Céu (SP), Ficção, Direção: Caio Sóh, 104’ 35”

Serviço:

Hora: 19h30
Local: Cinema São Luiz
Acesso: Ingresso – Preço único meia-entrada: R$ 5,00

 

Últimas notícias