Polêmica

Petição para tirar Matt Damon de 'Oito Mulheres e um Segredo' ganha força

Em meio às denúncias de agressões sexuais e machismo no mundo do cinema, o ator Matt Damon pode se tornar a próxima celebridade a se envolver em um escândalo.

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 22/12/2017 às 9:45
Foto: AFP
Em meio às denúncias de agressões sexuais e machismo no mundo do cinema, o ator Matt Damon pode se tornar a próxima celebridade a se envolver em um escândalo. - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Em meio às denúncias de agressões sexuais e machismo no mundo do cinema, o ator americano Matt Damon, ganhador do Oscar, pode se tornar a próxima celebridade a se envolver em um escândalo.

Uma petição que circula nas redes sociais e que pede para que o ator seja cortado de sua breve aparição no filme "Oito Mulheres e um Segredo", com estreia prevista para 2018, ficou perto de alcançar sua meta de 17.000 assinaturas nesta quinta-feira.

Os críticos dizem que sua inclusão no filme seria particularmente decepcionante, já que a película seria um tipo de versão feminina da popular franquia de "Onze homens e um segredo", e contará com as atuações de Cate Blanchett, Sandra Bullock, Anne Hathaway e Helena Bonham Carter.

A petição solicita aos produtores do filme, George Clooney e Steven Soderbergh, "a retirada da breve aparição de Damon em "Oito Mulheres e um Segredo".

Também denuncia que Damon "permitiu" a conduta de Harvey Weinstein ao tentar boicotar uma matéria do jornal New York Times de 2004 que detalhava instâncias em que o magnata de Hollywood usava seu status de poderoso executivo do cinema para abusar e agredir sexualmente mulheres.

Damon negou ter tentado enterrar a história e disse que não tinha ideia das denúncias contra Weinstein, que o ajudou a alçá-lo à fama.

"Espectro de conduta"

O ator também é atacado porque na semana passada disse à ABC News que havia um "espectro de conduta" e uma "diferença entre, passar a mão na bunda de alguém e um estupro ou abuso infantil".

Seu amigo de longa data Ben Affleck, com quem compartilhou um Oscar de melhor roteiro por "Gênio Indomável" ("Good Will Hunting", 1997) e o irmão de Affleck, o ator Casey Affleck, também foram acusados publicamente de conduta sexual inapropriada em meses recentes.

"A inclusão de Damon tornaria trivial a natureza séria das acusações contra abusadores sexuais como Weinstein" e "seria uma falta de respeito imensa" às mulheres que têm a coragem de denunciar, afirmou.

Damon, de 47 anos, educado em Harvard, é pai de quatro filhas, incluindo uma menina de uma primeira relação de sua esposa argentina.

"Oito Mulheres e um Segredo" estreará nos EUA em junho de 2018. O filme conta a história de uma tentativa de roubo durante a cerimônia anual do Metropolitan de Nova York.

Últimas notícias