Cannes

Festival de Cannes encerra programação com entrega de prêmios

O japonês 'Shoplifters', do diretor Hirozaku Kore-eda venceu a Palma de Ouro, principal prêmio de Cannes; Confira os principais ganhadores

Editoria de Cultura
Cadastrado por
Editoria de Cultura
Publicado em 19/05/2018 às 15:46
Foto: AFP/Reprodução
O japonês 'Shoplifters', do diretor Hirozaku Kore-eda venceu a Palma de Ouro, principal prêmio de Cannes; Confira os principais ganhadores - FOTO: Foto: AFP/Reprodução
Leitura:

A edição de 2018 do Festival de Cannes revelou os vencedores das principais disputas competitivas. O júri deste ano foi presidido pela atriz australiana Cate Blanchett, sendo composto em sua maioria por mulheres, como a diretora Ava DuVernay e as atrizes Kristen Stewart e Léa Seydoux. O grande vencedor da Palma de Ouro, principal troféu da competição oficial, foi o japonês Shoplifters, de Hirokazu Kore-eda, contando a história de uma pobre família que decide acolher uma garota abandonada.  Já o Grande Prêmio, considerado o segundo mais importante, foi para BlacKkKlansman, do celebrado diretor Spike Lee, que retornou ao festival após 27 anos, voltando a explorar tensões raciais nos Estados Unidos.

O eterno transgressor francês Jean-Luc Godard, que apresentou o seu Livro da Imagem, recebeu uma Palma de Ouro Especial, que não estava programada pela competição. A melhor direção ficou com o polonês Pawel Pawlikowski, vencedor de um Oscar pelo filme Ida, trouxe Cold War para o festival.

Os prêmios de interpretação foram para o Cazaquistão e Itália, com a atriz Samal Yeslyamova, pelo filme Ayka, interpretando o papel-título da obra, e Marcello Fonte, por Dogman. Já na disputa de roteiro, dois filmes se saíram vitoriosos, Happy as Lazaro, de Alice Rohrwacher e 3 Faces, do iraniano Jafar Panahi.

A Palma de Ouro para curta-metragem ficou com o australiano All These Creatures, dirigido por Charles Wilson e a Câmera de Ouro, dedicada para o melhor primeiro filme das principais mostras do festival foi para Girls, coprodução entre Bélgica e Suíça, sobre uma menina que nasceu garoto que deseja ser bailarina. Já o Olho de Ouro, destinado para o melhor documentário, é de Samouni Road, sobre o massacre de uma família na Faixa de Gaza durante uma operação do exército israelense.  A Cinéfoundation, destinada para filmes feitos por estudantes, o grande vencedor vem da América do Sul. O chileno The Summer of The Eletric Lion (O Verão do Leão Elétrico, em tradução livre), dirigido por Diego Céspedes ganhou o primeiro lugar da disputa.

BRASIL

O Brasil também teve participações nas premiações, direta ou indiretamente, em mostras paralelas. O filme Chuva e Cantoria na Aldeia dos Mortos, sobre os indígenas brasileiros da etnia Krahô, conquistou nesta sexta-feira (18) o Prêmio do Júri da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes. A cineasta brasileira Renée Nader Messora e o português João Salaviza (Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem em 2009 por "Arena"), gravaram o filme durante nove meses, depois de terem passado longas temporadas com esta comunidade de 3.500 pessoas, no estado do Tocantins.

Já a brasileira Carolina Markowicz ganhou nesta sexta-feira em Cannes a Queer Palm para curta-metragens por O Órfão, sobre um adolescente adotado que é devolvido ao orfanato por ter um caráter afeminado.

Últimas notícias