Drama Musical

Filme 'Coração de Cowboy' conquista pela simplicidade

Mesmo com pouco apelo comercial, longa de Gui Pereira faz uma bela homenagem à música sertaneja

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 26/09/2018 às 5:00
Foto: Dodô Filmes/Divulgação
Mesmo com pouco apelo comercial, longa de Gui Pereira faz uma bela homenagem à música sertaneja - FOTO: Foto: Dodô Filmes/Divulgação
Leitura:

Se você não curte filme nacional, musical e o gênero sertanejo, é melhor passar longe das salas de cinema a partir desta quinta-feira (27) com a estreia do longa Coração de Cowboy. A obra ficcional, tratada como uma homenagem à música caipira, tem direção do estreante Gui Pereira e traz Gabriel Sater, filho do cantor Almir Sater, vivendo seu primeiro protagonista nas telonas.

O longa conta a história de Lucca (Gabriel), um jovem músico apaixonado pela música sertaneja. No entanto, ele consegue fazer sucesso apenas com um estilo de música de mais apelo comercial – que às vezes soa como indireta a astros da atualidade como Luan Santana, Gusttavo Lima e afins. Já no auge da fama, Lucca tem um desentendimento com sua empresária em uma sessão de gravação e resolve voltar à sua cidade natal para se conectar com suas raízes, reparar erros do passado e reencontrar sua verdadeira inspiração.

Tempere tudo isso com uma trilha sonora de sertanejo raiz, mas que em alguns momentos ganha arranjos renovados – tudo assinado pelo músico Lucas Lima, da Família Lima – com destaque para os muitos sucessos de Chitãozinho & Xororó, homenageados durante todo o filme, com direito a uma ponta da dupla na cena final. Além deles, outros cantores do gênero fazem pequenas participações musicais como Rio Negro & Solimões, Marcos & Belutti, a própria Família Lima, Rick Sollo e Allison Lima.

O roteiro de Gui Pereira, Lara Horton e Jonathan London se destaca pela verossimilhança com o cenário atual (e artificial) do pop sertanejo. Gabriel Sater segura o protagonista Lucca com propriedade, nos convencendo do quão angustiante é cantar canções como a música original Curtição No Guarujá para fazer sucesso ou engatar parceria com funkeiro para alavancar carreira nas plataformas digitais; tudo obra da gananciosa empresária Iolanda (Françoise Forton).

Além de Sater, os trabalhos de Thaila Ayala como a esquentada Paula – que vai se derretendo pelo “cowboy popstar” ao longo do filme – e de Thaís Pacholek, vivendo a amiga de infância Marcelle, também soam orgânicos dentro da trama. Mas o destaque maior é a atuação de Jackson Antunes interpretando Joaquim, o amargurado pai de Lucca. A relação tensa de pai e filho tem merecido destaque e é responsável pelos momentos mais sensíveis do filme.

ODE AO SERTANEJO

Em quase duas horas, ver um longa que abre com versos de Fogão de Lenha, marca uma volta ao interior com Saudade da Minha Terra e coroa o primeiro beijo de um casal ao som de Evidências talvez não empolgue o público mais novo que lota os cinemas nos dias atuais. Mas Coração de Cowboy cumpre o objetivo de fazer uma ode ao sertanejo raiz através de uma história simples, como o próprio gênero musical tem buscado se manter por gerações.

Últimas notícias