Cinema de Luto

Cineasta Agnès Varda morre aos 90 anos

Uma das pioneiras da Nouvelle vague, marco no cinema mundial, a cineasta belga Agnès Varda faleceu em consequência de um câncer

JC Online com agências
Cadastrado por
JC Online
com agências
Publicado em 29/03/2019 às 8:08
Foto: AFP/Reprodução
Uma das pioneiras da Nouvelle vague, marco no cinema mundial, a cineasta belga Agnès Varda faleceu em consequência de um câncer - FOTO: Foto: AFP/Reprodução
Leitura:

A cineasta belga, radicada na França, Agnès Varda faleceu nesta madrugada, aos 90 anos - anunciaram membros de sua família e equipe nesta sexta à AFP.  Varda foi um dos principais nomes da Nouvelle vague, movimento cinematográfico questionador que eclodiu na França por volta dos anos 1960. Sua carreira conta com expressivas obras como Cléo de 5 à 7, As Duas Faces da Felicidade, Sem Teto Nem Lei e Uma Canta, a Outra Não.

"A diretora e artista Agnès Varda faleceu em casa na noite de quinta-feira, 29 de março de 2019, em consequência de um câncer. Está cercada por sua família e amigos", afirmaram.

Carreira

Agnès é vencedora do Leão de Ouro, do Festival de Veneza e do Grande Prêmio do Júri, no Festival de Berlim. Também é dona de um Oscar e um Cesar honorário pelo conjunto de sua obra. Em 2018, seu documentário Visages, villages foi indicado ao Oscar. Sua carreira de meio-século sempre foi bastante ativa, lançando grandes obras nos últimos 20 anos, como As Praias de Agnès (2008) e Os Catadores e Eu (2000). Seu cinema é conhecido pela capacidade de ser poético e com retratos de pessoas reais, além do lado politicamente engajado, principalmente em questões feministas.

Últimas notícias