Curso

Recife recebe curso de crítica cinematográfica neste fim de semana

O curso, voltado para pessoas com ou sem formação em cinema, é ministrado pelo crítico Matheus Cartaxo e acontece neste sábado (14) e domingo (15)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 12/09/2019 às 17:55
Divulgação
O curso, voltado para pessoas com ou sem formação em cinema, é ministrado pelo crítico Matheus Cartaxo e acontece neste sábado (14) e domingo (15) - FOTO: Divulgação
Leitura:

Neste fim de semana, o crítico e mestre em Cinema pela UFPE Matheus Cartaxo ministra, no Recife, o curso “A crítica de cinema – encruzilhadas e caminhos”. Serão quatro aulas: duas no sábado (14) das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, e duas no domingo (15) das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. O curso acontece na Rua Viscondessa do Livramento, 198, Derby, e não exige formação na área, sendo destinado a interessados na sétima arte e crítica cinematográfica. 

Mestre em Cinema pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Matheus Cartaxo, possui uma prolífica carreira no ramo da sétima arte. Além de produzir uma considerável – e qualificada – gama de artigos e críticas cinematográficas, atuou também na tradução de diversos textos de importantes teóricos do cinema.

Desde 2009, o crítico participa do conselho editorial da Foco – Revista de Cinema, da qual também é redator. Colaborou com outras publicações como Filmologia e À Pala de Walsh. Em 2011, graduou-se em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 2017 concluiu seu mestrado na mesma universidade sobre a obra do cineasta Brian De Palma.

De acordo com Cartaxo, o objetivo do curso é ampliar o conhecimento dos alunos sobre cinema e ajudá-los a entender melhor suas técnicas. “Tendo um conhecimento de crítica, a pessoa consegue entender o porquê ela gosta do que gosta, por exemplo”, explica.

No curso serão analisados conceitos-chave da história do cinema e, a partir de textos e cenas, o conteúdo será aplicado na análise de filmes. “A ideia para o curso veio da minha experiência como professor de mestrado e também dos 10 anos trabalhando na “Foco – Revista de Cinema”. Então, senti a necessidade de transmitir”, conta Cartaxo.

As inscrições podem ser feitas através do número (81) 99454-1898, e estão no valor de R$ 200.

TEMAS

Cartaxo abordará quatro temas ao longo do curso. Serão eles: "O crítico em crise: revendo parâmetros", "Autorismo e mise en scène: dois conceitos em questão", "A crítica subjetiva: o crítico em cena" e "Uma crítica objetiva: possíveis caminhos".

Últimas notícias