Adaptação de livro de J.K. Rowling estreia na TV britânica no domingo

A trama serve para mostrar as contradições escondidas sob a pacata fachada da sociedade local, com moradores mais ricos e mais pobres em pé de guerra

Foto: Divulgação
A trama serve para mostrar as contradições escondidas sob a pacata fachada da sociedade local, com moradores mais ricos e mais pobres em pé de guerra - FOTO: Foto: Divulgação

A série de TV baseada em "The Casual Vacancy", primeiro romance adulto de J.K Rowling, publicado em 2012, estreia no Reino Unido no domingo (15).

Publicado no Brasil pela Nova Fronteira com o título "Morte Súbita", com tradução de Maria Helena Rouanet e Izabel Aleixo, o volume de cerca de 500 páginas foi adaptado pelo canal BBC One, com elenco que inclui Michael Gambon, o Dumbledore da série "Harry Potter".

A narrativa se passa numa pequena vila inglesa, Pagford, que fica em choque após a morte inesperada de Barry Fairbrother, membro da Câmara local. A trama serve para mostrar as contradições escondidas sob a pacata fachada da sociedade local, com moradores mais ricos e mais pobres em pé de guerra.

FATOR J.K.

O diretor da adaptação, Jonny Campbell, diz que tentou "ignorar o fator J.K. Rowling" e "se concentrar no livro como uma história".

"O que me chamou a atenção foi que J.K. teve a ideia de escrever um romance com sensibilidade do século 19 numa história contemporânea", disse o diretor, sobre a trama que, ao ser lançada, levou a autora a ser comparada a Charles Dickens.

A roteirista Sarah Phelps, que já havia adaptado para a BBC tramas como "Oliver Twist", disse que estava acostumava a adaptar obras de autores mortos. "É ótimo porque eles não incomodam", disse ela, ressaltando que J.K. Rowling "foi brilhante ao dar toda a liberdade".

Em nota, Rowling disse que Phelps "fez um trabalho excelente" e que ficou "deliciada com o resultado".

MUDANÇAS

Para levar a trama à TV, a roteirista recorreu a mudanças como na questão central de disputa entre os moradores de Pagford. "No livro, a disputa é tem a ver com uma fronteira, o que é algo difícil de se colocar num drama de TV", explicou Phelps.

A solução foi criar um centro comunitário cujos objetivos -melhorar a vida dos moradores mais pobres- incomodam os mais ricos.

Outra alteração diz respeito à presença de Barry Fairbrother, o membro da Câmara que morre na página três do livro. Para marcar sua relevância para os acontecimentos posteriores no vilarejo, a roteirista recorreu a flashbacks.

Últimas notícias