Morte do humorista Bussunda completa dez anos

Em entrevista ao JC, integrantes do Casseta & Planeta relembram uma década sem o comediante e preparam retorno à televisão

Foto: Casseta & Planeta/Divulgação
Em entrevista ao JC, integrantes do Casseta & Planeta relembram uma década sem o comediante e preparam retorno à televisão - FOTO: Foto: Casseta & Planeta/Divulgação

“A gente ainda nem trabalhava na televisão, nem era famoso nem nada, era só amigo mesmo. Chegamos na casa dele, e ele foi pegar na cozinha um bife, porque estava com fome. A empregada falou: ‘Não mexe na carne do seu irmão’! Então, na mesma hora, ele falou assim: ‘O quê que você fez com o irmão? O quê que você fez com o meu irmão?’, como se a carne fosse do irmão dele”. Os risos do humorista Marcelo Madureira ao relembrar esta história do Bussunda em entrevista ao JC só atestava a capacidade que ele tinha de fazer humor muito antes de se tornar um dos destaques do extinto Casseta & Planeta, Urgente, da Rede Globo. A passagem também reforça o quão recente parece a perda deste comediante que, hoje, completa dez anos.

Bussunda era o apelido de infância de Cláudio Besserman Viana. E muito antes do sucesso, o rapaz era visto pelos pais como um “caso perdido” devido ao desinteresse nos estudos.

Junto com os outros cassetas, Bussunda revolucionou o humor na TV na década de 80, ao serem contratados pela Rede Globo para escrever o programa TV Pirata e Doris para Maiores, até chegar no formato do Casseta & Planeta, quando os redatores se tornaram também atores, ficando no ar de 1992 até 2010.


Cláudio Manoel, outro companheiro de Casseta, também falou com o JC e reforçou que a amizade com Bussunda foi construída muito antes do boom do humorístico: “Conheço Bussunda desde os 12 anos. A gente foi padrinho de casamento um do outro. Fizemos três coberturas da Copa do Mundo juntos. Estávamos juntos até o último momento. O destaque pessoal que eu tenho é toda a vida que eu tive com ele. Conhecia mais ele fora do Casseta do que dentro do programa”, declarou.

Bussunda deu vida a papéis antológicos na TV, como o jogador do Tabajara Futebol Clube, Marrentinho Carioca – com seu bordão “fala sério” – as imitações impagáveis de Lula e Ronaldo Fenômeno, e o bad boy Montanha, amigo inseparável do briguento Maçaranduba (Cláudio Manoel). Também encarnou papéis femininos como a Helena da paródia Esculachos de Família, da novela de Manoel Carlos e a modelo de abertura de Baleíssima, que tirava sarro da modelo magérrima que abria a trama escrita por Silvio de Abreu. No cinema, Bussunda encantou os brasileiros ao dar a voz ao ogro Shrek nos dois primeiros filmes da franquia.

Mas existia um papel que ele não curtia fazer. Era o personagem Seringueiro da Amazônia, porque “vivia tirando o leite do pau”. “O Bussunda detestava fazer porque ele achava a piada muito velha e a gente fazia toda hora até para sacanear ele. Era uma brincadeira entre a gente”, recordou Madureira.

Porém, no dia 17 de junho de 2006, durante a Copa do Mundo na Alemanha, Bussunda sofreu um ataque cardíaco em Parsdorf, a 16 km de Munique, e morreu aos 43 anos, enquanto era atendido por paramédicos do hotel onde a equipe do Casseta & Planeta estava hospedada, de acordo com o Memória Globo.
 
Uma década após sua precoce partida, Bussunda deixou uma lacuna no humor atual. “A falta maior que o Bussunda faz é pela vida. Era bem maior que o Casseta. A gente ainda ficou no ar seis anos após a morte dele, por ele”, disse Cláudio Manoel. “O Bussunda faz falta no Brasil de hoje em dia, porque certamente ele estaria fazendo piadas muito engraçadas sobre essas confusões de Lava Jato, mensalão e por aí vai”, reforçou Marcelo Madureira.

Mas os cassetas se reuniram novamente e estão prestes a voltar às telinhas. Desta vez, na TV fechada. Procurando Casseta & Planeta vai contar a vida dos integrantes pós-Globo num “falso documentário” de 20 episódios, que estreia em outubro, no Multishow.

Canal Viva homenageia Bussunda

O canal fechado Viva exibe nesta sexta-feira (17), às 22h, um especial para relembrar os dez anos sem o comediante Bussunda. A emissora vai transmitir o especial exibido pela Rede Globo em 2006, logo após a morte do humorista, com momentos marcantes de sua carreira no Casseta & Planeta, Urgente.

Todas as cenas foram escolhidas por José Lavigne, diretor da atração na época. Hélio de La Peña, Claudio Manoel, Beto Silva e Marcelo Madureira, integrantes do clássico humorístico, se reuniram para gravar depoimentos sobre o amigo. Esses trechos atualizados serão inseridos durante o especial do Viva.

Últimas notícias