Entenda o que é o linfoma não-Hodgkin, câncer que acometeu Edson Celulari, Dilma e Gianecchini

As possibilidades de uma boa resposta dos pacientes tratados são grandes se a doença for descoberta no começo

Foto: Reprodução / Twitter
As possibilidades de uma boa resposta dos pacientes tratados são grandes se a doença for descoberta no começo - FOTO: Foto: Reprodução / Twitter

O ator Edson Celulari foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin, o mesmo tipo de câncer que acometeu a presidenta afastada Dilma Rousseff e o ator Reynaldo Gianecchini. Celulari levou um susto com o diagnóstico, mas já deu início ao tratamento. Ex-mulher de Edson Celulari, Cláudia Raia diz que acredita na cura do ator.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o linfoma não-Hodgkin é uma doença que ocorre no sistema linfático, que é uma rede de vasos e estruturas distribuído em todo o corpo e compõe o sistema imunológico. Por isso, a doença pode se manifestar em qualquer parte do corpo.

Se Dilma e Gianecchini tiveram sucesso no tratamento da doença, o ator galês Andy Whitfield, conhecido por ter interpretado o personagem Spartacus na série Spartacus: Blood and Sand, acabou falecendo em 2011 vítima do linfoma.

Os linfomas podem ser considerados de baixo grau, ou de alto grau, quando têm uma natureza agressiva, mas costumam responder melhor à terapia. A doença é mais comum entre os homens e o fator de risco aumenta com a idade.

O tratamento pode ser feito a partir de radioterapia, quimioterapia ou até mesmo transplante de medula óssea. As possibilidades de uma boa resposta dos pacientes tratados são grandes se a doença for descoberta no começo. Tanto o ator Reynaldo Gianecchini quanto a presidente Dilma Rousseff tiveram sucesso no tratamento e hoje estão curados.

Últimas notícias