20 anos de Maria Mercedes: O início da Trilogia das Marias no Brasil

A trama, protagonizada pela cantora e atriz Thalia, estreava no Brasil há exatamente duas décadas. Era o início de um fenômeno da teledramaturgia mexicana no País

Foto: Google Images/Reprodução
FOTO: Foto: Google Images/Reprodução

Quase quatro anos depois de sua estreia no México pela Televisa, no dia de 12 de agosto de 1996, o Brasil conhecia, através do SBT/TV Jornal, a história da jovem Maria Mercedes. Protagonizada pela cantora e atriz Thalia, o folhetim mexicano de grande sucesso em seu país também conquistaria o público brasileiro que, a partir daquele momento, passava a conhecer o início da chamada “Trilogia das Marias” – que engloba as novelas Maria Mercedes, Marimar e Maria do Bairro.

Maria Mercedes é uma telenovela de 85 capítulos escrita por Inés Rodena e é um remake de uma trama de 1977 chamada Rina, exibida no Brasil em 1983 com o nome de Desprezo, também no SBT/TV Jornal. Rina, por sua vez, é uma adaptação de uma radionovela chamada Enamorada, também escrita por Rodena. A versão com Thalía foi escrita por Vivian Pestalozzi, com edição de Dolores Ortega, e direção de Valentín Pimstein.

Na sinopse, Maria Mercedes (Thalia) é uma garota linda e ingênua que vive na periferia da capital. Ela é responsável pelo sustento do pai, que é alcoólatra, e de seus três irmãos. A mãe abandonou Maria e seus três irmãos por não suportar o vício do marido. Já Jorge Luiz (Arturo Peniche) – o galã da história – é um jovem charmoso que vive com a mãe e irmã na mansão que pertence ao primo. Enquanto isso, Santiago (Fernando Ciangherotti) é dono de uma grande fortuna, mas sofre de uma doença incurável e está condenado à morte. Malvina (Laura Zapata), mãe de Jorge, é uma mulher ambiciosa e torce para que o sobrinho morra para herdar toda sua fortuna. Jorge sofre um grande golpe no dia de seu casamento com Diana (Silvia Campos), quando ela é assassinada por um ex-namorado. Tragédia que só será amenizada com a presença de Maria Mercedes, a vendedora de flores e bilhetes de loteria que ele conhece em um cruzamento da cidade.

A trama se movimenta quando Maria se apaixona por Jorge Luiz à primeira vista e sonha com seu príncipe encantado. Santiago, para se vingar de Malvina e seus filhos, se casa com Maria Mercedes, a quem nomeia sua única herdeira com a condição que depois de sua morte viva na mansão junto com seus parentes. Da tumultuada convivência de Maria com a família Del Olmo, surge um relacionamento amoroso entre eles e Maria Mercedes engravida. O amor que une Maria e Jorge Luiz atrapalha os planos de Malvina, que fará de tudo para separá-los. Decidida a eliminar seu obstáculo, Malvina diz ao filho que Maria Mercedes está grávida de outro homem. Maria, cansada dos maltratos da família Del Olmo, cede sua fortuna a Jorge Luiz e vai embora da mansão. Apaixonado por Maria Mercedes, Jorge Luiz enfrenta a mãe e vai atrás da amada, com quem sonha dar um novo rumo à sua vida.

Maria Mercedes foi exibida no Brasil com 87 capítulos e foi um fenômeno de audiência no SBT/TV Jornal, com médias de 16 pontos no ibope. A trama foi reprisada em 1997 e em 2012, com 97 capítulos. A abertura ganhou uma versão em português - interpretada por Priscila Pastre - quando foi ao ar pela primeira vez no Brasil. Nas reprises, se ouvia Thalia cantando a cumbia original que leva o mesmo nome, uma música de Francisco Navarrete e letra de Viviana Pimstein. A Televisa fez um novo remake da novela em 2004, chamada Inocente de Tí.

A Maria Mercedes do Brasil

O SBT/TV Jornal apresentou em 2007 a versão brasileira de Maria Mercedes chamada Maria Esperança, protagonizada pela atriz Bárbara Paz. O folhetim foi escrito por Yves Dumont, com supervisão de texto de Thereza di Giácomo, direção de Jacques Lagoa e Luís Antônio Piá, com direção geral de Henrique Martins.

Inspirada na mexicana, a novela brasileira teve 97 capítulos e teve em seu elenco nomes como Tânia Bondezan e Bárbara Brunno (que hoje estão em Cúmplices de um Resgate), Fabiana Alvarez, Nico Puig, Walter Breda, Manoelita Lustosa e Suzana Abranches.

Assim como Thalía, Bárbara Paz também cantou o tema de abertura da novela. E a letra é inspirada na música de Maria Mercedes. Mas para ficar atualizada, a canção inédita foi gravada em ritmo pop.

Maria Esperança estreou no dia 26 de março e ficou no ar até 7 de agosto de 2007. Foi reprisada em 2011 e em 2015 – nesta última reexibição, inclusive, foi um grande sucesso de audiência na faixa vespertina do SBT.

Foto: Google Images/Reprodução
A novela Maria Mercedes, protagonizada por Thalía, estreou no Brasil em 12 de Agosto de 1996. - Foto: Google Images/Reprodução
Foto: Google Images/Reprodução
Maria Mercedes (Thalía) é uma garota linda e ingênua que vive na periferia da capital. - Foto: Google Images/Reprodução
Foto: Google Images/Reprodução
Maria vendia flores e bilhetes de loteria para sustentar a família. - Foto: Google Images/Reprodução
Foto: Google Images/Reprodução
A mãe abandonou Maria e seus três irmãos. - Foto: Google Images/Reprodução
Foto: Google Images/Reprodução
Maria se apaixona por Jorge Luiz (Arturo Peniche) à primeira vista. - Foto: Google Images/Reprodução
Foto: Google Images/Reprodução
Thalía na abertura da novela Maria Mercedes. - Foto: Google Images/Reprodução
Foto: Google Images/Reprodução
Maria junto à sua família. - Foto: Google Images/Reprodução
Foto: Google Images/Reprodução
Maria Mercedes chega a se casar com Jorge Luiz. - Foto: Google Images/Reprodução
Foto: Google Images/Reprodução
O amor que une Maria e Jorge Luiz atrapalha os planos de Malvina, que faz de tudo para separá-los. - Foto: Google Images/Reprodução
Foto: Google Images/Reprodução
Jorge Luiz conhece Maria Mercedes num cruzamento da cidade. - Foto: Google Images/Reprodução
Foto: Google Images/Reprodução
Jorge Luiz enfrenta a mãe e vai atrás da amada, com quem sonha dar um novo rumo à sua vida. - Foto: Google Images/Reprodução
Foto: Google Images/Reprodução
Em 2007, o SBT fez a versão brasileira dela: Maria Esperança, com Bárbara Paz e Ricardo Ramory. - Foto: Google Images/Reprodução

Últimas notícias