Personagens femininas estão à frente do tempo em 'Nada Será Como Antes'

Trama que conta a história da televisão nacional estreia na terça (27)

Estevam Avellar/TV Globo
Trama que conta a história da televisão nacional estreia na terça (27) - FOTO: Estevam Avellar/TV Globo

Tudo muda o tempo todo. Prova disso é que a série Nada Será Como Antes, que estreia no próximo dia 27, após Velho Chico, na Globo, será palco de algumas transformações. Escrita por Jorge Furtado, Guel Arraes e João Falcão, a trama conta a história do casal Saulo (Murilo Benício) e Verônica (Débora Falabella). Eles se conhecem quando o futuro dono das fictícias Rádio e TV Guanabara era um simples vendedor e promete à sonhadora locutora que a fará uma grande atriz.

O tempo passa e a promessa se cumpre, mas o relacionamento do visionário com a esposa termina quando ele descobre que é estéril. Ao mesmo tempo em que a separação acontece, o empresário inaugura sua emissora e consagra a novela como uma paixão nacional. 

"Eu e o Guel (Arraes) já tínhamos este projeto há cinco anos. Queríamos contar a história sobre os pioneiros da televisão. Isso nunca foi feito", diz o autor Jorge Furtado.

Embora a série faça essa homenagem ao início da televisão no Brasil e mostre ao público algumas curiosidades, os autores tomaram a liberdade de alterar a ordem de alguns acontecimentos. Por isso, a fictícia TV Guanabara está bem à frente de seu tempo.

Na trama, Verônica não desiste de ser mãe mesmo após a separação Então, a ex-mulher de Saulo acaba tendo o filho sozinha. Por causa disso, a personagem tem de enfrentar bravamente o preconceito pelo fato de ser mãe solteira. Fora isso, ela ainda terá uma rival no trabalho. Beatriz (Bruna Marquezine) consegue um papel na mesma novela em que ela é a protagonista. A exuberância da menina conquista o público e o coração de Otaviano (Daniel de Oliveira), patrocinador da emissora. Assim, Verônica é ofuscada pela principiante. 

"Existia muito preconceito em relação às mulheres separadas ou mães solteiras. As atrizes e cantoras foram as primeiras a quebrarem essa barreira e ajudaram a construir uma nova imagem da mulher", afirma Guel Arraes.

Segundo Jorge Furtado, a televisão é uma subtrama dentro da série e dá um charme especial ao projeto. Dessa forma, o foco da narrativa está nos dramas de seus personagens. Além do romance interrompido entre Verônica e Saulo, 'Nada Será Como Antes' terá o triângulo amoroso entre Beatriz e os irmãos Otaviano e Júlia (Letícia Colin). Os dois filhos de Pompeu (Osmar Prado) se envolvem com a atriz. 

"As histórias acontecem nesta época, mas os dramas das personagens continuam atuais e optamos por gravá-las de uma forma em que o arco dramático seja dinâmico e surpreendente", ressalta o diretor artístico José Luiz Villamarim.

Em 'Nada Será Como Antes' existe a possibilidade de olhar para um passado que não está muito distante. Tanto que, no próprio elenco, há pessoas que vivenciaram a época em que a televisão era feita de uma forma completamente diferente. 

"Eu sou filho da tevê e vivi esses primórdios. Fiz durante oito anos a dramaturgia ao vivo, em uma época em que até os comerciais eram executados dessa maneira. A televisão era uma coisa artesanal", relata Osmar Prado.

A história verdadeira

A televisão foi inaugurada no Brasil em 1950. A primeira transmissão foi realizada em caráter definitivo pela TV Tupi, que pertencia aos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, em 18 de setembro.

Quem é quem

Saulo (Murilo Benício) - Homem visionário. Começa como vendedor de aparelhos de rádio e consegue se tornar um grande empresário, o dono da Rádio e da TV Guanabara. Tem Verônica como seu grande amor.

Verônica (Débora Falabella) - Ao lado de Saulo, se transforma em uma famosa atriz de rádio e, depois, de telenovelas. Mãe solteira, enfrentará o preconceito da sociedade.

Beatriz (Bruna Marquezine) - Consegue deixar a vida de dançarina de boate e torna-se uma famosa atriz de TV. À frente do seu tempo, é uma mulher que preza pela liberdade e vive sem pudor os seus desejos.

Júlia (Letícia Colin) - Irmã de Otaviano, com quem tem uma relação de domínio, é entusiasta da ideia da chegada da TV. É namorada de Vitor, mas mantém um caso com Beatriz.

Otaviano (Daniel de Oliveira) - Filho de Pompeu e irmão de Julia, apaixona-se por Beatriz, com quem decide se casar. Entra para a política e torna-se o deputado estadual mais jovem eleito

Odete (Cássia Kis) - Mãe de Beatriz, criou a filha trabalhando como empregada doméstica no interior, sofrendo humilhações dos patrões. Senhora distinta e simples, vai para a cidade viver com a filha, agora, famosa.

Vitor (Igor Angelkorte) - Namorado de Julia, é de uma influente família carioca.

Pompeu (Osmar Prado) - Patriarca da família Azevedo Gomes, inicialmente é contra o investimento na TV. Quando percebe o sucesso do veículo, decide usá-lo para seus interesses políticos

Aristides (Bruno Garcia) - Melhor amigo de Saulo, é o roteirista da Rádio e da TV Guanabara. Mantém um relacionamento com Rodolfo

Rodolfo (Alejandro Claveaux) - Ator, contracena com Verônica e Beatriz na TV. Precisa esconder que é homossexual para manter a imagem de galã.

Péricles (Fabrício Boliveira) - Faz sucesso como ator no rádio, mas na TV tem dificuldade de conseguir papeis por ser negro. Se envolve com Verônica.

Davi (Jesuíta Barbosa) - Músico e compositor talentoso, porém sem sucesso, viverá uma paixão doentia por Beatriz.

Carvalho Rocha (Daniel Boaventura) - Apresentador da TV Guanabara.

Últimas notícias