Feud: Bette and Joan estreia na FX, com Susan Sarandon e Jessica Lange

Antologia de Ryan Murphy começa com temporada sobre a rivalidade das atrizes Joan Crawford e Bette Davis

Fox/Divulgação
Antologia de Ryan Murphy começa com temporada sobre a rivalidade das atrizes Joan Crawford e Bette Davis - FOTO: Fox/Divulgação

Com as atrizes Susan Sarandon e Jessica Lange nos papéis principais, a série Feud: Bette and Joan estreia no Brasil neste domingo (12/3), às 22h, no canal por assinatura Fox 1. A primeira temporada da produção criada por Ryan Murphy é inspirada na rivalidade que existiu entre as atrizes Joan Crawford (Jessica Lange) e Bette Davis (Susan Sarandon). A história é contada em oito episódios e tem como eixo o único filme que elas fizeram juntas, O que Terá Acontecido a Baby Jane? (1962).

O drama dirigido Robert Aldrich trazia Bette Davis no papel de Jane Hudson, que cuidava da irmã, Blanche, interpretada por Joan Crawford, em uma mansão em Hollywood. As duas foram atrizes na infância e Blanche ficou paraplégica após um acidente de carro, fato que a fazia planejar uma vingança contra Jane. Esta, por outro lado, tentava esconder Blanche das outras pessoas e ansiava por voltar a ser famosa (atenção ao modo como se veste a personagem).

 

Se a história do filme explorava a rivalidade entre duas mulheres, Feud busca mostrar o clima nos bastidores do longa-metragem. "Eu não gosto de você, você não gosta de mim, mas precisamos que este filme dê certo", dispara a personagem de Susan para de Jessica numa cena da série.

"O filme surgiu em um momento no qual as carreiras deles estavam meio que patinando", afirma Alfred Molina, que interpreta Robert Aldrich, o diretor de O Que Terá Acontecido a Baby Jane?.

"Elas eram muito, muito diferentes. Betty Davis sempre se viu como uma atriz de personagem, ela não se via tão bonita. Joan Crawford foi a 'garota mais bela do mundo' e não estava sendo levada a sério", pontua Susan Sarandon.

O que Alfred e Susan falam remete a outra questão levantada pela história de Feud: a pressão exercida sobre as mulheres na indústria cinematográfica, relacionada ao sexismo e ao preconceito em relação ao envelhecimento. Algo que já existia na época de Bette e Joan, mas persiste até hoje, e não fica restrito às estrelas de Hollywood. "Mostra apenas a natureza do negócio sendo tão competitivo como ele é; existiam muitos poderes que colocavam uma contra a outra", acrescenta Jessica Lange.

Stanley Tucci, que na série interpreta o diretor Jack Warner, um dos fundadores da empresa Warner Bros., vai na mesma linha: "(A série) é incrivelmente divertida, mas nós vemos que muitos dos problemas os quais as mulheres enfrentavam naquela época elas ainda estão enfrentando agora".

Também fazem parte do elenco, entre outros artistas, Catherine Zeta-Jones (que interpreta a atriz Olivia de Havilland), Sarah Paulson (como a atriz Geraldine Page) e Kathy Bates (no papel da atriz Joan Blondell).

 

 

CONTINUAÇÃO

A segunda temporada da série Feud já foi confirmada, mas, como ela foi pensada para ser uma antologia, o tema vai mudar para a vida particular da realeza britânica, mais especificamente sobre o relacionamento do príncipe Charles com a princesa Diana.

Feud é mais uma antologia na carreira de Ryan Murphy, que também está à frente de American Horror Story e American Crime Story. O roteirista, diretor e produtor também é autor das premiadas Glee (2009-2015) e Nip/Tuk (2003-2010).


Últimas notícias