History lança a série Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília

Produção mescla dramaturgia e entrevistas para falar sobre os que trabalharam na obra

History/Divulgação
Produção mescla dramaturgia e entrevistas para falar sobre os que trabalharam na obra - FOTO: History/Divulgação

As primeiras experiências de Heitor no Cerrado brasileiro são um indicativo de que o trabalho que ele terá pela frente envolve desafios bem maiores do que o topógrafo havia imaginado. O personagem interpretado pelo pernambucano Bruno Bellarmino na minissérie Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília é um dos que representam os diversos brasileiros que deixaram suas cidades para trabalhar no projeto idealizado pelo presidente Juscelino Kubistchek. A produção do canal History com a Cine Group estreia sábado (21/4), às 19h, data escolhida para celebrar o aniversário da Capital Federal.

O primeiro episódio será reexibido no domingo (22/4), às 23h35 e as outras três partes também vão ao ar aos domingos, neste mesmo horário.

Locais como o Catetinho, a Superquadra 308 sul, o Congresso Nacional e o Museu Vivo da Memória Candanga são alguns dos lugares representados. Alguns cenários foram construídos digitalmente.

Em cada episódio, a parte dramatúrgica é mesclada a imagens de arquivo e entrevistas. Arquitetos, antropólogos, jornalistas e historiadores, entre outros, comentam os acontecimentos da época.

Diretora de Conteúdo Original do History, Krishna Mahon apresenta o foco escolhido para a produção: "Sempre se falou do viés arquitetônico ou político da capital, mas poucos sabem da dificuldade e do ineditismo que foi construir uma cidade inteira, naquela época, em apenas mil dias".

"É emocionante contar essa saga do ponto de vista das pessoas vindas de várias regiões do Brasil que foram para lá colocar a mão na massa, movidas pela esperança de um País melhor", completa Krishna.

Equipe

Essa variedade de trabalhadores é representada por cinco personagens ficcionais. Além de Bruno Bellarmino, participam desse núcleo do elenco Rodrigo Garcia (o engenheiro Mauro), Renata Calmon (a arquiteta Gilda), Paulo Roque (o operário Domingos). Iuri Saraiva interpreta o rival de Heitor, o jornalista Tércio.

Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília é dirigida por Fernando Honesko, que desempenhou a mesma função em outra série exibida pelo canal History, Gigantes do Brasil.

Últimas notícias