Brasil está fora do Oscar e não classifica 'O Grande Circo Místico'

Próxima edição da premiação marcará a 20ª vez consecutiva que o país fica de fora da categoria de melhor longa estrangeiro

Foto: Divulgação
Próxima edição da premiação marcará a 20ª vez consecutiva que o país fica de fora da categoria de melhor longa estrangeiro - FOTO: Foto: Divulgação

A expectativa foi grande, mas o filme O Grande Circo Místico, aposta para representar o Brasil no Oscar, não ficou entre os nove títulos finalistas que concorrerão às cinco vagas de melhor longa estrangeiro. A lista foi divulgada pela Academia nessa segunda-feira (17) e os indicados serão divulgados no dia 22 de janeiro. A cerimônia também tem data e local marcados: dia 24 de fevereiro, em Los Angeles.

Brasil de fora... mais uma vez

Surpresa ou não, a próxima edição da premiação marcará a 20ª vez consecutiva que o país fica de fora dessa categoria - a última vez foi em 1999, com Central do Brasil. Já O Grande Circo Místico, dirigido por Cacá Diegues, toma como ponto de partida poema de Jorge de Lima, que foi transformado em musical por Chico Buarque e Edu Lobo nos anos 80. No elenco estão os atores Jesuíta Barbosa, Bruna Linzmeyer, Vincent Cassel, Antonio Fagundes, Mariana Ximenes e Juliano Cazarré.

Se tratando apenas de produções 100% nacionais, o país já concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro quatro vezes. Em animação, disputaram com O Menino e o Mundo, em 2016. Em 2004, com Cidade de Deus, concorreu em Direção, Montagem, Roteiro Adaptado e Fotografia.

Entre os escolhidos deste ano estão o japonês Assunto de Família, de Hirokazu Kore-Eda, e o polonês Guerra Fria, de Pawel Pawlikowski. Roma, de Alfonso Cuarón, aparece como favorito à estatueta e já está disponível na Netflix.

Últimas notícias