Confira cinco séries da Netflix baseadas em crimes reais

Uma lista de séries e minisséries que merecem ser maratonadas

Foto: Divulgação/Fx
Uma lista de séries e minisséries que merecem ser maratonadas - FOTO: Foto: Divulgação/Fx

"True crime" é um termo em inglês para denominar o gênero de séries, documentários e filmes baseados em crimes que realmente aconteceram. O estilo vem crescendo tanto que empresas como a Netflix têm investido em materiais com este foco. Por isto, o JC selecionou cinco séries e minisséries do catálogo da empresa para você que gosta de assistir e saber mais sobre os casos. Porém, atenção: as séries apresentam conteúdo sensível como violência, morte, estupro e racismo. Além disso, as classificações indicativas variam entre 14, 16 e 18 anos.

Confira a lista de séries e minisséries true crimes:

1. Mindhunter

A série é ambientada na década de 70, nos Estados Unidos, e acompanha os agentes especiais Holden Ford (Jonathan Groff) e Bill Tench (Holt McCallany), da Unidade de Ciência do Comportamento do FBI. Ao longo dos episódios, o drama policial mostra os primórdios das investigações de assassinatos em série. Os agentes buscam entender a forma como pensavam e se comportavam os serial killers.

Com o auxílio da psicóloga Wendy Carr (Anna Torv), a dupla entrevista criminosos bastante retratados pela mídia entre as décadas de 60 e 80, como Edmund Kemper, Charles Manson e David Berkowitz. Inclusive, os personagens de Holden, Wendy e Bill são baseados em pessoas reais. A série, criada por Joe Penhall, estreou em 2017 e conta com duas temporadas, de 10 e 9 episódios, respectivamente. Os episódios têm, em média, 50 minutos.

Classificação indicativa: 16 anos.

2. Olhos que condenam

Vencedora do Emmy 2019 na categoria Melhor Ator em Minissérie, pelo trabalho de Jharrel Jerome, Olhos que Condenam conta a história dos "Cinco do Central Park". O caso aconteceu em 1989 e a minissérie retrata desde o início das investigações, até os desdobramentos do caso na atualidade.

Antron McCray (Caleel Harris e Jovan Adepo), Kevin Richardson (Asante Blackk e Justin Cunningham), Yusef Salaam (Ethan Herisse e Chris Chalk), Raymond Santana (Marquis Rodriguez e Freddy Miyares) e Korey Wise (Jharrel Jerome), adolescentes negros do Harlem, com idades entre 14 e 16 anos, foram acusados de estuprar uma mulher branca. Eles foram presos, interrogados e coagidos a confessar o crime, que não cometeram.

Após serem condenados pela Justiça, e pagarem a pena, foram absolvidos em 2002 e receberam indenização da prefeitura de Nova Iorque em 2014. A minissérie possui uma temporada com quatro episódios de, em média, 1h20.

Classificação indicativa: 18 anos.

3. Inacreditável

Inacreditável conta a história de Marie Adler (Kaitlyn Dever), que procura a polícia para denunciar um caso de estupro, em Washington, nos Estados Unidos. Após ter que repetir o acontecido inúmeras vezes em depoimento, Marie é acusada de falsa denúncia de estupro.

Na segunda fase da minissérie, anos depois, no Colorado, duas investigadoras, Karen Duvall (Merrit Wever) e Grace Rasmussen (Toni Collette), tentam conectar casos de estupro parecidos com o que aconteceu com Marie Adler. Inacreditável é baseada na reportagem "An unbelievable story of rape" (Uma história inacreditável de estupro, em tradução livre), ganhadora do Pulitzer em 2015, produzida pelo Marshal Project com a Pro Publica.

A minissérie conta com uma temporada de 8 episódios, com duração de cerca de 50 minutos cada.

Classificação indicativa: 16 anos

4. American Crime Story (O povo contra O.J Simpson e O assassinato de Gianni Versace)

A série, produzida por Ryan Murphy, conta com duas temporadas, que mostram crimes que tiveram grande repercussão na mídia nos Estados Unidos. Na primeira temporada, "O povo contra O. J Simpson" remonta o julgamento de O.J Simpson (Cuba Gooding Jr.), ocorrido em 1995 e transmitido para milhões de pessoas. O ex-jogador de futebol americano, suspeito de matar a ex-mulher, Nicole Brown e o amigo, Ronald Goldman, foi inocentado pela Justiça. A temporada conta com 10 episódios de cerca de 50 minutos.

Já em "O assassinato de Gianni Versace", American Crime Story traz a figura do serial killer Andrew Cunanan (Darren Criss) e toda a trajetória do homem até chegar ao crime contra Versace (Édgar Ramírez). A temporada, que se passa na década de 90, trata também de temas como homofobia e foi bastante criticada pela família de Versace, que disse ser ficção muitos dos acontecimentos mostrados. A segunda temporada tem 9 episódios de 50 minutos cada, aproximadamente.

Classificação indicativa de O povo contra O.J Simpson: 14 anos
Classificação indicativa de O assassinato de Gianni Versace: 16 anos

5. Manhunt: Unabomber

Manhunt narra a história do terrorista Theodore Kaczynski (Paul Bettany), que ficou conhecido como Unabomber e demorou quase 20 anos para ser preso, o que aconteceu na década de 90. Ele enviava bombas pelos correios para cientistas e universitários, matando três pessoas e ferindo 23. Criada por Andrew Sodroski, a série acompanha a investigação do caso, e a conexão do agente do FBI, Jim Fitzgerald (Sam Worthington), com o terrorista.

O enredo se assemelha um pouco ao de Mindhunter, já que mostra um agente do FBI tentando traçar o perfil psicológico de um assassino. As análises ocorrem principalmente em cima do manifesto "A sociedade industrial e seu futuro", enviado por Kaczynski, que é doutor em matemática pela Universidade de Michigan, aos jornais The New York Times e Washington Post. Ele foi condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos. A série conta com uma temporada, de 8 episódios.

Classificação indicativa: 14 anos.

Últimas notícias