Neil Peart, lendário baterista do Rush, morre aos 67 anos

Músico estava com um câncer no cérebro há três anos

Foto: Divulgação/Rush
Músico estava com um câncer no cérebro há três anos - FOTO: Foto: Divulgação/Rush

Neil Peart, lendário baterista da banda Rush, teve a morte anunciada nesta sexta-feira (10), aos 67 anos de idade. De acordo com a revista especializada Rolling Stone, o músico faleceu mesmo na última terça (7), mas só agora teve o falecimento confirmado pelos familiares. Peart vinha lutando silenciosamente contra um câncer no cérebro há quase três anos. A notícia foi confirmada pela família do baterista

A banda usou as redes sociais para lamentar a morte do baterista. O músico frequentemente citava Keith Moon, o intenso baterista do The Who, como seu ídolo. Peart se juntou ao cantor e baixista Geddy Lee e ao guitarrista Alex Lifeson no Rush em 1974, e seu estilo único na bateria e suas letras complexas ajudaram a fazer do trio uma das bandas mais adoradas da era do rock and roll clássico.

>> Morre aos 61 anos Marie Fredriksson, vocalista do Roxette

A última vez que Peart veio ao Brasil foi em 2011 com a turnê Time Machine, que passou por Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2015, o músico disse que queria se retirar para se dedicar mais à família.

PAPEL NO RUSH

Peart tinha influência direta nas composições do Rush, que virou uma das bandas fundamentais do rock clássico, flertando com o rock progressivo, o hard rock e até a new wave.

ESCRITOR

Peart, um autodidata nas baquetas, foi também um escritor talentoso, com diversos livros publicados.

Últimas notícias