30 anos de 'Rá-Tim-Bum': Relembre cinco momentos do programa

Atração infantil da TV Cultura marcou uma geração com conteúdos educacionais

Foto: Reprodução
Atração infantil da TV Cultura marcou uma geração com conteúdos educacionais - FOTO: Foto: Reprodução

Um dos grandes sucessos infantis da TV Cultura, o programa Rá-Tim-Bum completou 30 anos de sua estreia nesta última quinta-feira (5). Idealizado por Flávio de Souza e dirigido por Fernando Meirelles, a atração estreou no dia 5 de fevereiro de 1990.

>> Há 10 anos, o CQC chegava e impactava a televisão brasileira

>> Série 'Sandy e Junior' completa 20 anos de sua estreia

>> Estreia do Xou da Xuxa completa 30 anos

Foram 190 programas de 30 minutos gravados num período de um ano e se tornou o precursor de outros programas do gênero, como o Castelo Rá-Tim-Bum (1994) e a Ilha Rá-Tim-Bum (2002), todos na TV Cultura.

Permeado por várias esquetes de cunho educativo, a atração infantil marcou uma geração com suas atrações. O mais famoso, foi o professor Tibúrcio, vivido por Marcelo Tas. Também havia o professor Miguilim (Luciano Ottoni), um pássaro grisalho e de jaleco que fazia experimentos científicos.

Rá-Tim-Bum também tinha o Arinelson (Márcio Ribeiro), um âncora de telejornal de ombros largos e um topete ruivo. Ainda na área jornalística, tinha a Cacilda (Eliana Fonseca), a editora do jornal, que tinha um cabelo azul e um terno estampado. Ela sempre recebia a visita do Molibdênio (Luciano Ottoni), um ET que fazia perguntas. E como repórter tinha a Darlene, que fazia várias entrevistas malucas.

O programa ainda tinha a Família Teodoro, formada por equilibristas. Havia porquinhos que, ironicamente, eram bem higiênicos. E através de raps, surgiam alguns clipes que ensinava como fazer as coisas.

Completavam o elenco do Rá-Tim-Bum o Euclides (Carlos Moreno), um rapaz estiloso que conversa com uma naja de língua presa, a Silvia (Helen Helene). O Zero Zero (Ricardo Corte Real) e Zero (Luiz Henrique) eram dois extraterrestres que vinham para a Terra capturar objetos. Tinha uma Esfinge (Norival Rizzo) que passava várias enigmas. Haviam contadores de histórias que usavam objetos comuns para mostrar o que diziam. E também o detetive Máscara (Paulo Contier) e seu parceiro rato Rói (Luciano Ottoni), que desvendavam vários mistérios.

O Jornal do Commercio separou alguns dos momentos icônicos do programa para você rever e comemorar estes 30 anos. Confira:

5 MOMENTOS DO RÁ-TIM-BUM

 

1) Abertura

 

2) A Refrescante Sensação - Porquinhos

 

3) Vinheta "Senta Que Lá Vem a História" 

 

4) Professor Tibúrcio, com Marcelo Tas

 

5) Quadro "Viu Como Se Faz?"

Últimas notícias