Morre artista performático Ulay, ex-parceiro de Marina Abramovic

Ulay morreu aos 76 anos

Foto: Simon Chang/ Divulgação
Ulay morreu aos 76 anos - FOTO: Foto: Simon Chang/ Divulgação

Morreu nesta segunda-feira (2), aos 76 anos, o artista Frank Uwe Laysiepen, mais conhecido como Ulay. O artista, ex-parceiro de Marina Abramovic, foi vítima de um câncer e faleceu na Eslovênia. 

Pelo Facebook, Marina Abramovic lamentou a morte do amigo. "É com grande tristeza que fiquei sabendo sobre a morte do meu amigo e ex-parceiro Ulay. Ele era um excepcional artista e ser humano, que fará uma imensa falta. Neste dia, é reconfortante saber que sua arte e seu legado viverão para sempre", escreveu. Os dois se conheceram em Amsterdã, na Holanda, no ano de 1976 e trabalharam juntos até 1988. Uma das obras mais conhecidas é "Light/Dark", de 1977. Ulay também ficou conhecido por suas fotografias com a Polaroid.

A galeria do artista em Londres, na Inglaterra, publicou no Facebook uma mensagem de despedida. "Ulay foi um dos espíritos mais livre - um pioneiro e provocador com uma produção radicalmente e historicamente única, operando na intersecção da fotografia e das abordagens conceptualmente orientadas de performance e arte do corpo", escreveu a Richard Saltoun Gallery.

Últimas notícias