filosofia pop

Série traz textos de autores consagrados reeditados de forma curta e de fácil leitura

Lançados pela editora Martins Fontes, os livros se propõem a apresentar tratados filosóficos num estilo mais simples e compreensível

Alvaro Filho
Cadastrado por
Alvaro Filho
Publicado em 26/05/2011 às 9:45
Mariana Mesquita / JC
FOTO: Mariana Mesquita / JC
Leitura:

A filosofia nossa de cada dia. Assim a coleção Ideias vivas pretende tratar um assunto que parece tão distante das pessoas, mas que na verdade trata de problemas e questionamentos do cotidiano. A proposta é fisgar o jovem leitor com um texto ágil e um visual ousado, a fim de que ele se interesse pelo assunto e busque se aprofundar posteriormente, aí sim, numa literatura mais densa.

Pascal, Plutarco e Sêneca são os filósofos que abrem a coleção, editada pela Martins Fontes sob a tutela não de um filósofo, mas de um designer, garantindo o visual "modernoso", à la Restart, com cores fortes e valorizando a imagem. Os livros trazem textos retirados de obras maiores dos pensadores, alguns publicados num formato que se assemelha ao de uma tuitada.

Nos três primeiros livros, Pascal fala de Diversão e tédio, Sêneca discorre Sobre os enganos do mundo e Plutarco ensina Como distinguir o amigo do bajulador. O quarto volume, ainda sem data para lançamento, trará as ideias do inglês John Locke sobre Prazer, dor e paixões.

Últimas notícias