Fliporto

Edney Silvestre estreia como dramaturgo com leitura de Christiane Torloni

Atriz fez leitura dramatizada de "Boa noite a todos" nesta sábado (17) com direção de Possi Meto

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 18/11/2012 às 9:22
Leitura:

O jornalista e escritor Edney Silvestre participou neste sábado (17) do painel Romance e drama, na Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), falando sobre seu processo de escritor e de criação de personagens.

O painel, último do sábado, teve mediação de Claudiney Ferreira, e foi um dos de principais do dia. Questionado sobre os artifícios e caminhos que segue para a criação do seus personagens, Edney explicou que a vida de jornalista lhe possibilita conhecer história e pessoas interessantes que dão base às suas criações. 

"Há uma diferença entre o meu público leitor e os telespectadores. Os leitores, quando me encontram, falam dos personagens, questionam alguma atitudes dos personagens; os telespectadores sempre falam do jornalista. É muito curioso", completou. 

Após o bate-papo de Edney com a plateia, a atriz Christiane Torloni fez a leitura dramatizada da primeira peça do escritor: "Boa noite a todos". "Minha relação com o teatro começou desde a infância, quando meus pais me levaram para ver duas peças infantis. Adoro peças infantis para ver a reação das crianças", lembrou Edney. "Já escrevi outras peças, mas essa foi a primeira que terminei."

Com direção de José Possi Neto, Christiane Torloni fez uma bela leitura. O texto é denso e por vezes cansativo, com alguns picos de drama. Na história, Maggie, uma mulher traída pelos amores e falida, começa a sofre com a perda da memória e beira o suicídio. Torloni oscilou sua interpretação com tons forte, outros irônicos e até engraçados. 

No final da apresentação, a atriz agradeceu a oportunidade e chamou ao palco Edney e Possi Neto para receberem os aplausos. "Obrigada à Fliporto pela oportunidade que deu às artes cênicas", completou a Christiane.

Últimas notícias