DEBATES

Festival RioMar de Literatura tem início nesta terça (4/6)

Evento traz mesas e discussões sobre a literatura do Estado feitas pelos autores e pesquisadores locais

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 04/06/2013 às 6:00
Leitura:

Em sua primeira edição, o Festival RioMar de Literatura Pernambucana começa nesta terça (4/6) com um foco claro: promover a discussão da literatura pernambucana pelos que a fazem e a sustentam. O evento, uma parceria entre o RioMar Shopping e organizações literárias locais, acontece no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura, com entrada gratuita.

A abertura, a partir das 14h, tem início com discursos de Waldenio Porto, Alexandre Santos e Jacques Ribemboim, organizadores da programação. O dia conta com quatro debates, sempre pensando a relação de temáticas importantes com o Estado.

Primeiro, o escritor e historiador Frederico Pernambucano de Mello (autor do recente Benjamin Abrahão: Entre anjos e cangaceiros) faz uma palestra sobre o cangaço, além de debater o tema com Geraldo Ferraz, Tarcísio Rodrigues e Carlos Newton Junior. Mais tarde, às 17h, André de Sena conversa com Roberto Beltrão e Mirella Izidro sobre a presença do fantástico em Pernambuco. A atriz Geninha da Rosa Borges ainda apresenta a peça A velha e os gatos.

Às 18h30, Francisco Mesquita, Anna Maria César, Jacinto Santos e Felipe Aguiar debatem os contos de autores locais como Gilvan Lemos, Milton Lins, Everaldo Moreira Véras, Perseu Lemos. Por fim, no encerramento do dia, Tácito Medeiros, Waldenio Porto, Alexandre Santos e Claudio Pina falam dos romances históricos pernambucanos, gênero forte aqui em Pernambuco – as mais recentes obras de Waldenio e Alexandre, Olinda abrasada e Maldição e fé, trabalham com o gênero.

O RioMar fica na Av. República do Líbano, 251, Pina. Os lugares são limitados.

Últimas notícias