PALESTRA

Relação entre música e literatura debatida no Sesc Garanhuns

O evento conta com presença dos músicos Geraldo Maia e Vinícius Sarmento, do pesquisador Lourival Holanda e do poeta e jornalista Marcelo Pereira

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 18/06/2013 às 5:02
Divulgação
O evento conta com presença dos músicos Geraldo Maia e Vinícius Sarmento, do pesquisador Lourival Holanda e do poeta e jornalista Marcelo Pereira - FOTO: Divulgação
Leitura:

Não são raros os músicos que se inspiram na literatura e na poesia para compor suas letras; a literatura, na verdade, nunca esteve afastada da oralidade e do ritmo. O Sesc leva a Garanhuns nesta terça (18/6) uma discussão sobre o assunto, a partir das 19h30, com presença dos músicos Geraldo Maia e Vinícius Sarmento, do pesquisador e professor de Letras Lourival Holanda e do poeta e editor deste Caderno C, Marcelo Pereira.

O evento, começa com a conversa entre Vinícius e Geraldo. Os dois lançaram, em março deste ano, o CD Geraldo Maia & Vinícius Sarmento – voz e violão, em que mergulham no universo das composições de Chico Buarque – um dos compositores que é mais reconhecido pelas letras de suas criações.

Na parte literária do evento, Lourival Holanda comenta que vai tentar mostrar como as músicas e a literatura imitam as organizações de cada sociedade, desde o mundo grego até hoje. “Cada tipo de música é um tipo de sociedade. O jazz, por sua vez, diz muito da sociedade americana daquela época e dos contrastes raciais e sociais”, afirma.

Marcelo Pereira vai comentar alguns casos da junção de música e literatura. “Vou procurar exemplificar os diálogos possíveis entre a literatura e a música, a partir de referências da música popular: Fagner e a poesia de Ferreira Gullar e Cecília Meirelles, a obra autoral de Itamar Assumpção, a poesia de Allen Ginsberg e a música de Tom Waits, Bob Dylan e J.M Simmel, a poética de Alceu Valença, e os poetas Ademir Assunção e Paulo Leminski”, adianta o jornalista.

Leia mais no Jornal do Commercio desta terça (18/6).

Últimas notícias