BIOGRAFIAS

Expoidea anuncia debate com biógrafo de Paulo Leminski

Domingos Pellegrini vem ao Recife falar da polêmicas em torno de vetos a biografias; ele foi anunciado depois do cancelamento de Gilles Lipovetsky

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 18/10/2013 às 18:50
Leitura:

Depois do cancelamento da vinda do filósofo francês Gilles Lipovetsky, por motivos pessoais, para a abertura da Expoidea nesta sexta (18/10), o evento anunciou uma mesa em substituição que vai acontecer na quarta (23/10). O convidado é o jornalista Domingos Pellegrini, autor de uma biografia de Paulo Leminski que foi vetada de ser publicada pela família do poeta. O debate acontece às 17h, na Biblioteca Central da UFPE.

Em junho desse ano, Domingos Pellegrini foi convidado para escrever a biografia de Paulo Leminski, pela editora Nossa Cultura, mas acabou desistindo do projeto quando soube que os direitos autorais seriam divididos com os herdeiros do poeta, que teriam também o poder de vetar informações sobre seu texto.

Devido a isso, o autor escreveu não uma biografia, mas um livro em que fala das suas lembranças pessoas com Leminski, que seria publicado pela Record. No entanto, como os herdeiros também negaram autorização, ele resolveu disponibilizar o texto na internet. A palestra do autor na Expoidea abordará os embargos sofridos e a polêmica com as biografias que polariza a atual discussão intelectual.

Últimas notícias