DEBATES

Festival RioMar de Literatura anuncia atrações de sua segunda edição

Evento acontece no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura do RioMar, a partir da próxima terça (25/3)

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 23/03/2014 às 5:01
Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem
Evento acontece no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura do RioMar, a partir da próxima terça (25/3) - FOTO: Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem
Leitura:

Um evento criado para colocar a escrita local em destaque. Em sua segunda edição, o Festival RioMar de Literatura Pernambucana continua a valorizar os autores do Estado, com uma programação diversificada e gratuita. O programa começa na próxima terça (25/3) e segue até a quinta (27/3), na Livraria Cultura do RioMar, com nomes como Raimundo Carrero, Fátima Quintas e Frederico Pernambucano de Mello, além de concerto da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque e apresentação da peça O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas.

Organizado pelo RioMar e pela Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste, o evento neste ano se consolida. “A repercussão de sua primeira edição com o público incentivou a realização do 2º Festival RioMar de Literatura Pernambucana. Essa segunda versão, que busca valorizar a nossa cultura, os nossos talentos literários e artísticos, certamente obterá o mesmo êxito”, conta Carmen Peixoto, que coordena as Relações Institucionais do RioMar.

Um dos curadores do evento – ao lado de Waldênio Porto – o escritor e historiador Jacques Ribemboim atesta a relevância do espaço. “Considero o festival uma iniciativa das mais interessantes e louváveis para permitir que o público conheça a nossa produção literária”, opina. Coordenador do Movimento em Defesa do Livro e Autor Pernambucanos, surgido em 2002, Jacques defende que os debates do evento trabalham com a integração e valorização da produção pernambucana.

Neste ano, há uma novidade: a homenagem a um autor, o escritor e cronista pernambucano Carneiro Vilela, autor do folhetim A emparedada da Rua Nova. Quem fará uma palestra sobre ele é a escritora e antropóloga Fátima Quintas, também presidente da Academia Pernambucana de Letras – cuja sede, não por acaso, leva o nome do autor d'A emparedada da Rua Nova –, acompanhada por esquetes do grupo Dispersos Cia. de Teatro.

“Farei uma relação entre a própria obra de Carneiro Vilela e a minissérie, tentando analisar o porquê de o programa transformar a lenda urbana em uma história passada no Sertão”, adianta Fátima. “O festival é fundamental, porque congrega escritores. Só podemos louvá-la, haverá oportunidade para discutir muitos assuntos importantes da nossa literatura”.

Confira a programação completa do Festival RioMar de Literatura Pernambucana:

Terça (25/3)
15h - Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque
16h - Homenagem ao desembargador Nildo Nery e ao juiz João Targino
16h30 - Discurso de abertura de Waldenio Porto em homenagem às Academias de Letras de Pernambuco
17h - Cordão de histórias: a literatura de cordel, mesa com Meca Moreno e Davi Teixeira, mediação de Neilton Limeira e participação de jovens do Instituto JCPM
18h - Cinema e literatura, palestra de Antonio Campos
19h - Descortinando Carneiro Vilela, palestra de Fátima Quintas e encenação da Dispersos Cia de Teatro

Quarta (26/3)
15h - Romances, mesa com Raimundo Carrero, Abdias Moura e Pedro Nunes
16h - Quarta às quatro: 502º encontro, com Geraldo Ferraz e performances de Bernadete Bruto e Taciana Valença
17h - Maria Bonita: a mulher e o nome, palestra de Frederico Pernambucano de Mello
18h - Ensaios sobre a história de Pernambuco, debate com Jacques Ribemboim, José Luiz Mota Menezes e Meraldo Zisman
19h - Jornalismo literário, debate com Marcelo Pereira, Schneider Carpeggiani, Felipe Torres e Talles Colatino

Quinta (27/03)
15h - Música regional: frevo, baião, xaxado e maracatu, com Renato Phaelante
16h - Um livro de contos, debate com Lucilo Varejão, Cássio Cavalcante, Melchíades Montenegro e Anna Maria César
17h - A presença da mulher na literatura pernambucana, debate com Luzilá Gonçalves, Nelly Carvalho, Lourdes Sarmento e mediação de Margarida Cantarelli
19h30 - Espetáculo O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas, da Trupe Ensaia Aqui e Acolá

Últimas notícias