ESCRITA

Último dia do Festival RioMar tem debate sobre literatura feminina e peça

Evento literário acontece no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do RioMar, com entrada gratuita

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 27/03/2014 às 5:29
Leitura:

Depois de dois dias de bons debates, o Festival RioMar de Literatura Pernambucana chega nesta quinta (27/3) a sua reta final. Com programação gratuita no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura do RioMar, o evento recebe três mesas e um espetáculo no encerramento da sua segunda edição. A partir das 15h, o festival abre suas portas com Renato Phaelante falando sobre música regional, seguido de uma conversa sobre os contos com Lucilo Varejão, Cássio Cavalcante, Melchíades Montenegro e Anna Maria César, às 16h.

Quatro escritoras se reúnem a partir das 17h para trazer diferentes pontos de vista sobre a presença das mulheres na nossa literatura. Nelly Carvalho vai abordar o machismo na linguagem, enquanto Lourdes Sarmento se foca nas poetas pernambucanas, sempre com mediação da desembargadora Margarida Cantarelli. Luzilá Gonçalves vai buscar em duas histórias trágicas do passado a forma da escrita retrabalhar esses temas. “Vou na contracorrente ver como a literatura se vale desses momentos brutais para transformá-los em belas narrativas e poemas”, aponta Luzilá. A inspiração para o comentário é o livro A ópera ou a derrota das mulheres, de Catherine Clément, que analisa como a arte representa a violência contra as mulheres.

Por fim, às 19h30, o teatro recebe o espetáculo O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas, da Trupe Ensaia Aqui e Acolá. A peça é baseada no livro A emparedada da Rua Nova, do homenageado Carneiro Vilela.

Leia mais no Jornal do Commercio desta quinta (27/3)

Últimas notícias