DIGITAL

Aplicativo mostra o Rio de Janeiro em que Machado de Assis viveu

Programa traz trechos dos romances do Bruxo do Cosme Velho relacionados ao mapa da capital fluminense

Diogo Guedes
Cadastrado por
Diogo Guedes
Publicado em 28/09/2014 às 5:25
NE10
Programa traz trechos dos romances do Bruxo do Cosme Velho relacionados ao mapa da capital fluminense - FOTO: NE10
Leitura:

No começo de 2012, as iniciativas editoriais voltadas para a internet ainda eram tímidas no Brasil, na visão da consultora digital Gabriela Dias. Foi naquele período – um pouco antes da chegada das lojas virtuais do Google e da Amazon por aqui, um dos marcos no crescimento do setor de e-books – que ela começou a gestar, ao lado da curadora e crítica de arte Daniela Name, um projeto que fosse além da ideia de reproduzir um livro na web. Surgia dali a proposta de criar um aplicativo para relacionar trechos das obras de Machado de Assis à ruas e ponto tradicionais da cidade do Rio de Janeiro.

Mote para a exposição O Rio de Machado de Assis, em cartaz no museu Museu de Arte do Rio (MAR), o programa está disponível para o público a partir do próximo dia 2 de outubro, em versão gratuita para dispositivos móveis com iOS e Android. O aplicativo não só traz passagens, tiradas dos principais romances do Bruxo da Cosme Velho, como também curiosidade e referências visuais de como as ruas eram antes.

“A ideia era não fazer um livro comum. Nós queríamos libertar o conteúdo do corpo físico que é um livro”, conta Gabriela Dias. A inspiração para o projeto com Machado veio do aplicativo Dickens Trail (Trilhas de Dickens, em tradução livre), que sugeria diferentes passeios pela Londres do escritor britânico. A pesquisa propriamente dita começou no início de 2014. “O que selecionamos é o que tem valor literário e geográfico”, aponta a consultora digital.

Uma das vantagens do programa é relacionar a literatura com o mundo palpável. “Machado fica próximo do tempo atual, dos espaços físicos que temos. Com sorte, o aplicativo pode romper barreiras, ajudar a acabar com traumas de colégios”, comenta Gabriela. Parceira no projeto, a crítica Daniela Name ainda ressalta que passear pelo Rio de Machado comparando-o com a cidade hoje é revelador da história urbana da capital fluminense.

“Dá para notar, principalmente, os efeitos das reformas por aqui. O Rio era uma cidade muito marítima, inclusive no Centro. Com os sucessivos aterros e a retirada do Morro do Castelo, a cidade se distanciou do mar”, analisa Daniela. “Outro coisa curiosa é que em Memorial de Aires, o último romance de Machado de Assis, e também em Esaú e Jacó, quando estão entediados, os personagens saem para dar uma caminhada na Praia de Copacabana deserta. É difícil de imagina Copacabana sem ninguém hoje, mas era um lugar deserto e distante naquela época.”

Daniela ainda diz que Machado, apesar de toda da universalidade de sua obra, não escapava ao carioquismo. “É evidente esse lado. Ele é um carioca que nasceu em um lugar periférico, o Morro do Livramento e virou uma celebridade cultural, parte de elite da época. Ele foi testemunha dos subúrbios e dos salões”, aponta.

Além do aplicativo, o projeto O Rio de Machado também criou um perfil nas redes sociais para o escritor, com o mesmo nome. Na página, é o próprio Joaquim Maria – os primeiros nomes do Bruxo do Cosme Velho – que se comunica com os leitores. Em outro projeto, para divulgar a obra de Machado na França, a Universidade de Blaise-Pascal, em Clermont-Ferrand, na França, também criou um perfil no Facebook, Machado de Assis, le sorcier de Rio. O projeto, uma parceria com a Academia Brasileira de Letras, conta com um seminário com estudiosos como José Luiz Passos, Nelson Pereira dos Santos e João Cezar Castro Rocha.

Leia mais no Jornal do Commercio deste domingo (28/9).

Últimas notícias