Prêmio

Haitiana Yanick Lahens é vencedora do Femina, prêmio de literatura francês

Júri do prêmio é composto exclusivamente por mulheres, foi criado em 1905 pela revista ''La Vie Heureuse''

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 03/11/2014 às 12:09
Foto: AFP
Júri do prêmio é composto exclusivamente por mulheres, foi criado em 1905 pela revista ''La Vie Heureuse'' - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A haitiana Yanick Lahens recebeu nesta segunda-feira o prêmio Femina pelo livro "Bain de lune" ("Banho de lua", em tradução livre), romance de violenta beleza sobre seu país, marcado pela destruição, oportunismo político, famílias devastadas mas também palavras mágicas.

"Estou muito feliz. O reconhecimento faz bem e eu fico muito grata que o júri tenha entendido que, mesmo que a história se passe no Haiti, ela é universal", declarou a escritora à AFP.

Grande figura da literatura haitiana e engajada no desenvolvimento social e cultural de seu país, Yanick Lahens nasceu em Porto Príncipe em 1953. Para o prêmio Femina estrangeiro, o júri escolheu a israelense Zeruya Shalev pelo livro "Ce qui reste de nos vies" ("O que resta de nossas vidas", em tradução livre).

O prêmio Femina, composto por um júri exclusivamente feminino, foi criado em 1905 pela revista "La Vie Heureuse" com o objetivo de valorizar as mulheres e de fazer frente a outra importante honraria literária francesa, o Goncourt - que conta apenas com jurados homens.

Últimas notícias