Escritor

Murakami diz que Japão ignora responsabilidade na II Guerra Mundial e em Fukushima

Um dos escritores mais famosos do Japão é citado todos os anos com um dos favoritos para o prêmio Nobel de Literatura

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 03/11/2014 às 9:39
Foto: AFP
Um dos escritores mais famosos do Japão é citado todos os anos com um dos favoritos para o prêmio Nobel de Literatura - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O escritor japonês Haruki Murakami afirmou que seu país evita assumir a responsabilidade por seu papel na Segunda Guerra Mundial e no desastre nuclear de Fukushima, em uma entrevista publicada nesta segunda-feira.

"Ninguém assumiu na realidade sua responsabilidade ao fim da guerra em 1945 ou pelo acidente nuclear de Fukushima em 2011. Assim me parece", disse o autor, de 65 anos, ao jornal Mainichi Shimbun.

"Após a guerra, concluíram que ninguém se equivocou", disse Murakami, para quem os japoneses acabaram se considerando "vítimas" do conflito.

Murakami, um dos escritores mais famosos do Japão, considera normal que a China e as duas Coreias ainda manifestem ressentimento em relação a Tóquio por suas agressões bélicas.

"Fundamentalmente, os japoneses tendem a não ter ideia de que também atacaram, e esta tendência é cada vez mais clara", disse.

Murakami também acusou o Japão de não ter investigado realmente os responsáveis pelo acidente de Fukushima - quando um terremoto e um tsunami provocaram o derretimento de um reator e vazamentos radioativos -, optando por atribuir o desastre a eventos naturais incontroláveis.

"Eu temo que isto possa ser entendido como se o terremoto e o tsunami fossem os grandes culpados e que todos nós fomos vítimas. Esta é minha grande preocupação".

Autor de obras famosas e aclamadas pela crítica, como a trilogia 1Q84, Nowergian Wood e Kafka à Beira-Mar, entre outras, Murakami é citado todos os anos com um dos favoritos para o prêmio Nobel de Literatura.

Últimas notícias