PROGRAMAÇÃO

Fliporto vai celebrar Fernando Pessoa e a língua portuguesa

Sete nomes foram anunciados, incluindo quatro atrações internacionais; segundo Antonio Campos, o cenário econômico continua adverso para a produção cultural

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 11/06/2015 às 4:23
Reprodução
Sete nomes foram anunciados, incluindo quatro atrações internacionais; segundo Antonio Campos, o cenário econômico continua adverso para a produção cultural - FOTO: Reprodução
Leitura:

Uma homenagem à língua portuguesa através de um dos seus maiores poetas, o lusitano Fernando Pessoa. Esse é o tema da 11ª edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), que acontece entre 12 e 15 de novembro no Colégio São Bento. O evento anunciou quarta (10/6) as primeiras confirmações da sua programação, que deve ser divulgada por completo até outubro.

Além da homenagem e do tema, a Fliporto confirmou sete atrações. Duas delas vêm de Portugal: o escritor Miguel Sousa Tavares e o pesquisador Arnaldo Saraiva, estudioso de Fernando Pessoa. De fora do Brasil, ainda foram anunciados o escritor espanhol Javier Cercas e o editor americano Richard Zenith. O Brasil participa com três atrações: dois pesquisadores da língua portuguesa, Pasquale Cipro Neto e Mario Prata, e a cantora e poeta Elisa Lucinda, que escreveu o livro Fernando Pessoa: O cavaleiro do nada.

Segundo o presidente do conselho cultural do evento, o advogado, escritor e político Antonio Campos, a Fliporto vai dialogar com instituições como a Casa Fernando Pessoa e o Instituto Camões. A atração de abertura deve ser anunciada um mês antes do início do evento. “Sempre procuramos trazer para a abertura alguém de relevância cultural e, mais uma vez, iremos surpreender com uma grande atração, que estamos em negociação no momento”, afirmou.

Neste ano, a produção do evento é mais uma vez da Andelivros, com produção executiva da Azuk Produções. Depois de dificuldades para captar recursos em 2014 (o orçamento caiu de R$ 5 milhões em 2013 para R$ 1,1 milhões no ano seguinte), Antonio diz que o cenário “continua adverso”. “Estamos fazendo uma festa literária dentro do cenário que o Brasil vive, mas, com criatividade, iremos repetir o sucesso do evento”, afirma. O orçamento total de 2015 só será definido no final de julho.

Além do congresso principal, as partes voltadas para crianças, adolescentes, cinema e gastronomia estão garantidas. “Faremos, em 2015, uma Fliporto toda em área privada, especialmente dentro do Colégio São Bento, em Olinda. Estamos projetando adaptações no Colégio para mais conforto e segurança do público”, avisou o escritor.

Últimas notícias