RESPOSTA

Papa Francisco escreve para autora de livro infantil censurado em Veneza

Personagem de Piccolo Uovo encontra famílias de vários tipos. O pontífice afirmou estar grato "pelo gesto cuidadoso e pelos sentimentos que o livro evoca"

Folhapress
Cadastrado por
Folhapress
Publicado em 28/08/2015 às 11:40
Divulgação
Personagem de Piccolo Uovo encontra famílias de vários tipos. O pontífice afirmou estar grato "pelo gesto cuidadoso e pelos sentimentos que o livro evoca" - FOTO: Divulgação
Leitura:

O livro infantil Piccolo Uovo - considerado "nocivo à família" pela Prefeitura de Veneza e banido de bibliotecas na cidade - ganhou um apoiador incomum: o papa Francisco.

O pontífice escreveu uma carta à autora, Francesca Pardi, elogiando o conteúdo do livro sobre as aventuras de um ovo que, em sua jornada, encontra famílias de animais de todo o tipo. Como um casal gay de pinguins, um hipopótamo que cria os filhos sozinhos, um casamento inter-racial entre cães, cangurus que adotam filhotes de urso e coelhas lésbicas que mantém uma família feliz.

"Sua Santidade é grato pelo gesto cuidadoso e pelos sentimentos que o livro evoca, desejando sempre atitudes frutíferas em serviço das jovens gerações e na difusão de valores genuinamente humanos e cristãos", diz o texto, assinado por um oficial do Vaticano e ao qual o jornal The Guardian teve acesso.

Segundo o diário britânico, a carta data de 9 de julho e é uma resposta do papa ao envio de exemplares de Piccolo Uovo pela autora, que anexou à encomenda um depoimento em que conta os ataques conservadores que o livro recebeu.

Piccolo Uovo é um dos 49 livros censurados nas escolas públicas de Veneza, após o recém-eleito prefeito Luigi Brugnaro encampar a missão de proibir livros que, diz, são nocivos à família. Os livros haviam sido introduzidos no ensino público com o objetivo de quebrar, desde cedo, preconceitos frequentes na Itália.


Últimas notícias