Parcerias

Livro une fotógrafos e músicos para formar a Orquestra Pernambucana de Fotografia

Projeto foi idealizado pelo fotógrafo Gilvan barreto, um dos regentes da orquestra

Adriana Victor
Cadastrado por
Adriana Victor
Publicado em 15/10/2015 às 7:00
Pio Figueiroa/Divulgação
Projeto foi idealizado pelo fotógrafo Gilvan barreto, um dos regentes da orquestra - FOTO: Pio Figueiroa/Divulgação
Leitura:

Digamos que seja uma relação com a qual muitos de nós sonhamos: movida por respeito e admiração, baseada no diálogo, adaptando-se às necessidades de cada um, recebendo lufadas de criação para que sempre esteja apta à reinvenção. E, ainda mais, boa para ser vista, cantada e dançada. O resultado é Orquestra Pernambucana de Fotografia, livro-CD idealizado pelo fotógrafo Gilvan Barreto, que contou com a participação de pelo menos 20 artistas, e será lançado no Recife, nesta sexta-feira (16), no Capibaribe Centro de Imagem.

A ideia: reunir um grupo de artistas visuais para criar, livremente, ensaios fotográficos; juntar às imagens músicos que pudessem compor a partir das fotografias. Um projeto cuja data fixa de início é 2011, mas que vinha sendo pensado, segundo o autor, há uns 15 anos, quando ele ouviu os acordes primeiros do Movimento Mangue. À medida que ganhava corpo, passava por transformações. “O projeto se moldou a partir do contato com os músicos e os artistas visuais. Fui vendo que algumas de minhas ideias podiam ser adaptadas ou melhoradas, a partir do que eu recebia deles”, admite Gilvan, que teve o apoio do Funcultura para a publicação.

Uma das mudanças obedeceu à necessidade de liberdade entre os envolvidos e as suas criações: “A gente resolveu deslocar, desgrudar as imagens das músicas. Você pode ouvir só o disco, você pode ver só o livro, fazendo novas relações, deixando mais livres cada um dos lados. A música não é submissa às imagens”.

Livres das amarras, as imagens passaram, então, a funcionar como centelhas. E os pares – ou trios, ou grupos, em alguns casos – iam sendo formados. “Unimos artistas que se admiram mutuamente. Entre eles, há amigos, há os que só se admiram e nem se conhecem”, revela Gilvan. 

Foi justo o caso da dupla que juntou o fotógrafo Ricardo B. Labastier com o músico Junio Barreto. “Já vi show dele, mas nunca tivemos contato”, conta Labastier, que escolheu a ideia de baile como fio condutor de seu ensaio. “O baile, a dança, a festa é uma obsessão que me acompanha”, confessa. “Mas ali enxergo sempre um clima de tensão na felicidade inicial: ciúme, perfume, machismo. Às vezes, desfechos violentos, trágicos, morte.” Ensaio fotográfico e música foram chamados pela dupla de Última Dança.

Há casos em que o ensaio recebeu um nome, a música ganhou outro: Pio Figueiroa, por exemplo, chamou seu trabalho de Sobre o Escuro; Jorge Du Peixe, seu parceiro na empreitada, escolheu Samba Escuro

Algumas das composições criadas para o livro-CD foram parar nos trabalhos dos artistas. Foi o caso de Rimã, que entrou em Selvática, novo disco de Karina Buhr – parceira da fotógrafa Priscila Buhr, sua irmã, na orquestra. Lira também incluiu Desamar no repertório de seu novo disco. Na OPF, ele fez dupla com o cineasta Gabriel Mascaro, diretor do premiado Boi Neon

A única música que não é inédita no trabalho é Pirata, do Ave Sangria. No livro, ela abraçou-se com o ensaio sobre o Grupo de Teatro Vivencial, clicado em 1982, pela fotógrafa Ana Farache. A música recebeu releitura na interpretação da doçura vigorosa da voz de Isaar.

CELEBRAÇÃO

Gilvan Barreto não está só na regência da Orquestra Pernambucana de Fotografia. Conta com a pareceria luxuosa dos músicos Pupillo e Berna Vieira na função de maestros. Convidou o designer Ricardo Gouveia de Melo, parceiro responsável por outros dois de seus livros (Moscouzinho e O Livro do Sol) para cuidar da direção de arte. 

Gilvan sonha mais: “Queria muito transformar o Orquestra Pernambucana em apresentação musical e visual. Não apenas em show com projeções, mas num projeto maior”, afirma. De imediato, prepara um grupo para formar a Orquestra Brasileira de Fotografia, projeto já aprovado no Rumos, do Itaú Cultural. E festeja a relação que, agora, ajudou a construir com a Orquestra Pernambucana de Fotografia: “É, na verdade, uma grande celebração do encontro”.

CONFIRA TODAS AS PARCERIAS:

Gilvan Barreto / Fabio Trummer - O Homem Elegante /A Gente Jazz no Mesmo Corpo

Beto Figueiroa / Juliano Holanda -  Intercidades / De Certa Maneira

Ana Farache / Isaar -  Diversiones /  O Pirata 

Ricardo Labastier / Junio Barreto - Última Dança

Pio Figueiroa /Jorge du Peixe (Afrobombas) - Sobre o Escuro /Samba Escuro

Priscila Burh / Karina Burh - Lento / Rimã

Rodrigo Braga / Otto - Corpo Duro / Pode Falar Cowboy

Gabriel Mascaro / Lira – Desamar

Barbara Wagner & Benjamin de Burca / Orquestra Popular da Bomba do Hemetério - Faz que Vai

Lançamento do livro-CD Orquestra Pernambucana de Fotografia, de Gilvan Barreto. Sexta-feira (16), às 20h, no Capibaribe Centro de Imagem – Rua da Aurora, 533, Boa Vista. Recife-PE

Últimas notícias