DEBATE

Fliporto dá início a mesas da sua 11ª edição

O destaque desta sexta (13/11) no evento literário é a presença da sobrinha de Fernando Pessoa, Manuela Nogueira

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 13/11/2015 às 5:04
Divulgação
O destaque desta sexta (13/11) no evento literário é a presença da sobrinha de Fernando Pessoa, Manuela Nogueira - FOTO: Divulgação
Leitura:

Se a Fliporto teve início quinta (12/11), timidamente – apenas com alguns lançamentos na Feira do Livro –, nesta sexta (13/11) começa a todo vapor, com a abertura de três braços da sua programação. O evento oficial da Festa Literária Internacional de Pernambuco, no Mosteiro de São Bento, conta com a escritora portuguesa Manuela Nogueira, que vem falar sobre o seu tio, o poeta e homenageado do evento Fernando Pessoa. Além disso, a Fliporto Galera e a Fliporto Galerinha, voltadas, respectivamente, para jovens e crianças, têm início hoje.

Manuela, prestes a completar 90 anos, já tem mais de 20 livros publicados em Portugal. Hoje, às 19h, ela conversa com o português Arnaldo Saraiva sobre a obra do seu tio e, especialmente, a convivência com ele ao longo de 10 anos – ela chegou a morar com o escritor em Lisboa por alguns anos. A sobrinha já criou duas obras sobre o Poeta do Desassossego: O Meu Tio Fernando Pessoa e Fernando Pessoa – Imagens de uma Vida; promete trazer exemplares de ambas para o evento.

Na Fliporto Galera, a partir das 10h, o poeta e cineasta Wilson Freire ministra a oficina Aforismos e Aflorismos, tentando despertar nos jovens a imaginação para aforismos, haikais e microcontos. Logo depois, às 11h, o editor do Sesi-SP, Rodrigo de Faria e Silva, conversa sobre sua trajetória. Às 14h, os jornalistas Gilberto Freyre Neto e Roberto Beltrão falam sobre narrativas assombrosas, com mediação de André Balaio. Para fechar o dia, está prevista a performance Adriano Cabral em homenagem a Fernando Pessoa e pocket show do grupo ALira.

Além disso, para as crianças, a sexta começa com uma oficina de criação de máscaras africanas, às 10h, coordenada por Katarina Barbosa. Durante a tarde, às 14h, ainda há uma sessão de contação de histórias com o coletivo Tear, que apresenta o espetáculo Luanda, Ruanda.

Na Feira do Livro, estão previstos três lançamentos: Ernesto Raposo apresenta o volume O Universo e o Ser Humano, às 18h; às 19h, Imma Manaate fala sobre o livro A Conjuradora; às 20h, Ana Cristina Barbosa e Alex Sandro Gomes lançam Conheça e Utilize Software Educativo, que analisa ferramentas tecnológicas na educação básica. Também começa hoje a programação do Congresso Cultural organizado na Faculdade de Olinda (Focca), com curadoria da União Brasileira de Escritores (UBE).

Programação
 
Abertura Oficial - Mosteiro de São Bento
 
19h – O Meu Tio Fernando Pessoa – A escritora Manuela Nogueira, sobrinha do poeta, conversa com Arnaldo Saraiva
 
Fliporto Galera – Colégio São Bento
 
10h - Aforismos e Aflorismos – Oficina de Criação Literária com Wilson Freire
11h – Literatura em Foco – Bate-papo com Rodrigo de Faria e Silva
14h - Narrativas Assombrosas de uma Sexta-feira 13 – Conversa entre Gilberto Freyre Neto e Roberto Beltrão, com mediação de André Balaio
15h - Performance em homenagem a Fernando Pessoa, com o ator Adriano Cabral, e pocket show de ALira
 
Fliporto Galerinha
 
10h – Oficina de Máscaras Africanas com Katarina Barbosa
11h – Apresentação dos Parceiros da Energia
14h – Luanda, Ruanda - Contação de histórias do Coletivo TEAR

Últimas notícias