NAZISMO

Livro de Hitler está esgotado em livrarias alemãs

Minha Luta, guia ideológico do ditador nazista, voltou a ser editado neste ano e já provoca muita polêmica

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 12/01/2016 às 16:30
Reprodução
Minha Luta, guia ideológico do ditador nazista, voltou a ser editado neste ano e já provoca muita polêmica - FOTO: Reprodução
Leitura:

Escrito por Adolf Hitler como uma defesa do racismo e antissemitismo, o livro Minha Luta (Mein Kampf) voltou a ser editado na Alemanha neste ano e já está esgotado em alguns locais como a Amazon. Era esperada que a procura pelo volume fosse grande, mas a febre surpreendeu: estima-se que a tiragem inicial da obra, com 3 mil exemplares, vai ter que ser quadruplicada. O  site da Amazon alemã diz apenas que não se sabe se o item voltará ao estoque.

Minha Luta, escrito em 1924 e 1926, saiu em uma edição com quase 2 mil páginas e em dois volumes. Na obra, Hitler fala de uma conspiração judaica global como justificativa para a perseguição aos judeus. A edição alemã, de intenção pedagógica, ganhou cerca de 3,5 mil anotações que contextualizam e desconstroem as afirmações de Hitler.

Durante a Segunda Guerra, Minha Luta vendeu cerca de 12 milhões de exemplares. Desde o fim do conflito mundial, a obra não era exatamente proibida, mas, como seus direitos autorais pertenciam ao governo da Baviera, ela nunca tinha edições autorizadas. Agora, com o fim da vigência dos direitos – que terminam no ano seguinte aos 70 anos de morte do autor –, o volume voltou a ser editado. Há um grande curiosidade pelo conteúdo do livro e também medo de uma nova ascensão das ideias nazistas.

Últimas notícias