PROSA

Lygia Fagundes Telles é indicada pela UBE para o Nobel da Literatura

Segundo a instituição, a escritora paulista é ?a maior escritora brasileira viva?

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 03/02/2016 às 16:02
Divulgação
Lygia Fagundes Telles - FOTO: Divulgação
Leitura:

A União Brasileira dos Escritores (UBE) anunciou nesta quarta (3/2) o nome de Lygia Fagundes Telles como sua indicada para o Nobel da Literatura deste ano. Escolhida por unanimidade pela instituição, o nome de Lygia será agora levado aos membros da Academia Sueca.

O comunicado da UBE afirma que “Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção literária é inquestionável”. Com 92 anos, a prosadora paulista é autora de romances e volumes de contos, com destaque para títulos como Ciranda de Pedra, As Meninas e Seminário dos Ratos. Na sua trajetória, já ganhou o Prêmio Jabuti duas vezes e também o Prêmio Camões, o maior da língua portuguesa. Além disso, Lygia já foi traduzida para oito idiomas, incluindo o sueco.

Apesar de receber indicações de academias de letras e instituições literárias de todo o mundo, o Nobel não anuncia finalistas e nem indica nenhum nome antes do seu resultado final. Normalmente, o único indício de quem tem alguma chance de ganhar o prêmio são as especulações em casas de apostas. O Nobel é divulgado em outubro.

Últimas notícias