ESCRITA

Debates e show no último dia do Festival RioMar de Literatura

Além de homenagens a João Cabral de Melo Neto, o evento terá apresentação de Jessier Quirino

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 31/03/2016 às 6:36
JC Imagem
Além de homenagens a João Cabral de Melo Neto, o evento terá apresentação de Jessier Quirino - FOTO: JC Imagem
Leitura:

O Festival RioMar de Literatura Pernambucana tem seu último dia de atividades nesta quinta (31) no Teatro do mall. Além de homenagem a João Cabral de Melo Neto, com debates e recitais, o evento conta com uma apresentação do músico Jessier Quirino. Todas as atividades do festival, promovido pelo RioMar e pela Academia Pernambucana de Letras (APL), são gratuitas.

A primeira palestra do dia é do professor da UFPE Lourival Holanda, que foi eleito na segunda-feira para a APL. Ele fala da poesia de João Cabral como um “elogio da concisão” a partir das 15h30. Depois, o grupo Dispersos Cia. de Teatro faz uma leitura de um fragmento do poema narrativa Morte e Vida Severina.

A partir das 16h40, a linguista Nelly Carvalho faz uma palestra sobre uma das mais famosas palavras da língua portuguesa: a saudade. Depois, a poeta e professora Lucila Nogueira se junta ao escritor Raimundo Carrero para o debate com o tema O Surrealismo e a Narrativa na Poesia de João Cabral, às 17h20. Lucila é autora do livro O Cordão Encarnado, fruto da sua tese de doutorado sobre o poeta pernambucano. Na mesa, ela vai falar sobre o papel do surrealismo na poesia do autor, inclusive no poema O Cão Sem Plumas.

Após a mensagem de encerramento do evento dita por Margarida Cantarelli, presidente da APL, o Festival RioMar de Literatura vai contar com um show do músico e poeta Jessier Quirino. Ele faz a apresentação Nordestinidades a partir das 19h.

Últimas notícias